25/05/2016 00h00 - Atualizado em 25/05/2016 00h00

Sustentabilidade: Ong produz móveis, sabão e tijolos ecológicos em Bandeirantes

Otávio Neto

Imagens: OSF/Divulgação

A Ong Sementes do Futuro, instituição sem fins lucrativos com sede em Bandeirantes ampliou esta semana a oferta de vagas e novos cursos de qualificação profissional voltadas à produção sustentável. No “Ateliê de Cursos” mantido pela instituição, os beneficiários aprendem a criar, fabricar e pintar móveis à base de pallet e madeira de demolição. No local que abriga ainda uma estrutura preparada para a fabricação de sabão ecológico e uma serralheria a Ong implantou recentemente uma fábrica de tijolo ecológico.

 

Todos os cursos oferecidos pela Ong são gratuitos e alguns beneficiários recebem remuneração mensal para que possam frequentar as aulas e se preparar para o mercado de trabalho. Todos os materiais reciclados utilizados nos cursos são fornecidos por empresas de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

É o caso da Suzano Papel e Celulose que doa um caminhão de pallets por mês à Ong.

 

Empresas ligadas ao setor marceneiro e de construção civil como a Léo madeiras e Engepar também apoiam as ações da organização. O TJMS também é parceiro.

 

Muitos empresários e produtores rurais participam do projeto fornecendo madeira usada. Todo material reciclado é transformado em mobília ecológica pelos alunos do curso de marcenaria.

 

Toda a produção de móveis ecológicos, rústicos, sabão e tijolos ecológicos é comercializada e os recursos ajudam a manter funcionando a estrutura da Ong que é de utilidade pública e não tem fins lucrativos. O ateliê de cursos funciona em um barracão coberto de 1200 metros quadrados. Um outro barracão do mesmo tamanho será transformado em um “Espaço Cultural” para a realização de eventos.

 

A Ong busca parceiros para implantar no local, atividades voltadas às atividades culturais e que possam beneficiar os municípios da região norte do estado.

 

A intenção é preparar o local para servir de ponto de encontro para as pessoas da melhor idade por exemplo.

 

A Ong é presidida pelo aposentado Aldo Jorge Dias Vieira que tem buscado implementar e fortalecer cursos voltados para questões ecológicas por entender que são ações importantes para o meio ambiente e que promovem no cidadão, atitudes transformadoras.

 

O evento que marcou a ampliação dos e cursos e de vagas reuniu na sede da Ong alunos, autoridades, empresários e voluntários que estão contribuindo para o fortalecimento das atividades educativas e de qualificação. A Ong está buscando parceiros interessados na comercialização dos móveis e tijolos que produz. 


Média: Sustentabilidade: Ong produz móveis, sabão e tijolos ecológicos em Bandeirantes     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Bandeirantes

0 Comentários