18/05/2017 10h29

Gestores de Turismo buscam consolidar Mapa do Turístico da região

Redação/PMC

Imagens: Reprodução

  • Exemplo12

A Assessora Especial de Turismo e Meio Ambiente de Rio Verde, Drª Vanusa Lopes da Silveira, participou na segunda-feira (15/05) da discussão promovida pela Fundação do Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), visando à atualização do Mapa Turístico. 

 


O Encontro aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista de Coxim (CAT), com analistas da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), reunindo (06) municípios. 

 


O processo de atualização do mapa prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a dimensão da economia do turismo.

 


O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de ordenamento desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) que auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

 


A Assessora Especial de Turismo de Rio Verde, Drª Vanusa Lopes, salientou que, “estamos trabalhando para que o município permaneça nessa nova fase do mapa de regionalização turística, pois atendemos a todos os critérios exigidos e sabemos da importância em permanecer no mapa de regionalização, como: participação nos materiais promocionais do estado, visualização gerada, oportunidade de investimentos de empresas privadas na área de turismo e de recursos do governo estadual e federal para melhoria da infraestrutura turística da de Rio Verde" concluiu.

 


Os analistas da Fundtur Dinair Rezende e Geancarlo Merighi apresentaram os critérios exigidos pelo MTur e pela Fundtur para os municípios que queiram estar inseridos no Mapa. Dentre os critérios, estão a existência e efetiva atuação de instâncias de governança, como o conselhos municipais de turismo ou fóruns regionais, por exemplo.

 


Além da atualização do Mapa Turístico Brasileiro, foram apresentadas as linhas de atuação da Fundação de Turismo 2017/2018: profissionalização da gestão (estadual e municipais), fortalecimento das instâncias de governança, inovação e diversificação da oferta turística, posicionamento de mercado e pesquisa. Também foi abordada a terceira fase do Sistema de Classificação dos Municípios (Semear / Nascer / Frutificar / Colher), que começou em 2013 e será passará por uma reformulação em 2017.

 


O analista de turismo Geancarlo Merighi disse que a Rota Norte é uma das regiões que está em ascensão no turismo: "Temos em MS três regiões turísticas prioritárias, e a Rota Norte está no encalço delas, com produtos sendo comercializados, até para público internacional. É uma região que está a merecer a nossa atenção especial. Já vínhamos fazendo isso anteriormente e agora ainda mais, de forma mais técnica.
Ele ainda destacou que o Fórum da Rota Norte é uma mais proativos de MS: 

 


"Conclamamos que sigam no fórum mesmo não atuando no poder público porque a experiência deles é o que vale para o fórum. Para a gente, da Fundtur, e para os novos gestores, é importante a presença deles, pois são referências que poderão auxiliar no processo de desenvolvimento do turismo", finalizou ele.

 

Prazo em MS

 

A partir de 01 de junho começa o prazo para inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e validação das Regiões Turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo.

 

Os municípios de Mato Grosso do Sul tem até 30 de junho para encaminhar as informações solicitadas pelo MTur para a Fundtur. O processo de atualização termina em 31 de julho. 


Média: Gestores de Turismo buscam consolidar Mapa do Turístico da região     0,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Coxim

0 Comentários