25/07/2016 10h18

Coxim inova e implanta Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador

Andressa Lopes

Imagens: Gerência de Vigilância em Saúde

Foi realizada em Coxim na tarde de quarta-feira (20) uma Oficina sobre Notificação de Acidente de Trabalho Grave. O evento é o marco inaugural da implantação do Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador de Coxim. Uma ação da Prefeitura de Coxim em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Gerência de Vigilância em Saúde.

 

O evento contou com a parceria do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Secretaria de Estado de Saúde. A palestrante foi Naira Rocha, Técnica do CEREST que expôs a necessidade dos profissionais de saúde que fazem o primeiro atendimento aos pacientes identifiquem se o “acidente” sofrido pelo trabalhador foi no ambiente de trabalho ou se realmente foi em casa.

 

Cabe aos Centros de Referência à Saúde do trabalhador - CEREST promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.

 

O Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador de Coxim se tornará em breve um CEREST Regional.  Serão investidos cerca de R$ 100 mil reais oriundos do governo do Estado e governo Municipal. Segundo o Gerente de Vigilância em Saúde, Saimon Cândido com esse recurso a Secretaria de Saúde entregará até a segunda quinzena de agosto um veiculo sedan no valor de R$ 60 mil, além de equipamentos de informática e materiais que serão utilizados pela equipe nas ações rotineiras de inspeção, investigação de acidentes de trabalho, oficinas de capacitação nas empresas, etc.

 

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto relatou que esse recurso foi captado através de um projeto apresentado junto a Secretaria de Estado de Saúde no qual Coxim obteve êxito, graças ao empenho e comprometimento da equipe. “O projeto do CEREST em Coxim foi devidamente aprovado pelo Conselho de Saúde do Município e pela Secretaria de Estado de Saúde. Fizemos toda a articulação necessária junto aos órgãos competentes para a implantação deste projeto que visa proteger o trabalhador, não só de empresas, mas o trabalhador rural de acidentes no local de trabalho”, pontuou.

 

Ainda de acordo com Rogério Souto, Coxim é o quinto município que aderiu ao CEREST visando prestar serviço preventivo à saúde do trabalhador. “Teve municípios que recusaram a proposta e nós aceitamos. Enquanto municípios estão recusando abertura de novos serviços de saúde e fechando outros, em Coxim tem sido diferente com a abertura de mais um importante serviço de saúde que beneficiará os trabalhadores de nossa cidade”, finalizou.

 

A Oficina sobre Notificação de Acidente de Trabalho Grave contou com técnicos das Unidades de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Hospital Regional e Hospital CASSEMS. Além de técnicos das Secretarias de Saúde de Rio Verde, Pedro Gomes, Sonora e Alcinópolis. 


Média: Coxim inova e implanta Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Coxim

0 Comentários