09/05/2016 18h05

Figueirão disputa prêmio nacional de empreendedorismo

Diego Silva

Imagens: Diego Silva

Figueirão, município com a menor arrecadação de Mato Grosso do Sul, será representado em Brasília, nesta semana, para concorrer ao título nacional de Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae. Com o programa Produzir Mais, voltado ao desenvolvimento do agronegócio local, o prefeito Rogério Rosalin (PSDB), venceu a categoria Pequenos Negócios do Campo, na etapa estadual e segue para a disputa com os demais estados. A premiação será na sede do Sebrae Nacional, nesta terça-feira (10), às 18h.

 

A edição deste ano superou as expectativas e a meta de inscrições, que era de 1,5 mil projetos – as unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil inscrições. Desse total, saíram 148 vencedores estaduais que concorrem à premiação nacional. No total, serão premiados 12 prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios nos anos de 2015 e 2016.

 

Entre os beneficiados pelo Programa Produzir Mais, implantado em novembro de 2015, em Figueirão, estão os pequenos produtores da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust), que atualmente produz 120 mil litros de leite ao mês. Na primeira fase, o Programa cumpriu com 200 protocolos de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), de sêmen sexado de touros das raças holandesa e girolando, para aumentar o potencial de produção leiteira. Em seguida uma equipe entrou com assistência técnica para o planejamento e desenvolvimento das propriedades cadastradas.

 

Além da produção de leite o Produzir Mais cadastrou propriedades rurais, estimulou a maior produtividade de frutas e hortaliças orgânicas, que são entregue na escola e hospital municipal. Também mapeou 100% da zona rural, diagnosticando oportunidades e entraves, potencializando a vocação local ao agronegócio, principal fonte econômica do município. Com o Programa também foi possível a implantação da feira livre no município que esta potencializando os negócios locais durante os finais de semana. 

 

Estimular o associativismo, instalar uma agroindústria para beneficiamento de leite e outros alimentos, aumentar a produtividade do solo e a renda familiar, bem como, diminuir o exôdo rural também são objetivos do Programa Produzir Mais.

 

Esta é a nona edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e a primeira vez que Figueirão entra na disputa. “Com menos e 365 dias de gestão, conseguimos o êxito na etapa estadual e esperamos que se repita no âmbito nacional. Mas independente de resultado, o benefício à população já é um reconhecimento, que só conseguimos com a formação de uma equipe técnica e eficiente”, destacou o prefeito Rosalin, referindo-se ao ex-secretário de Agricultura do município, Fernando Barbosa, que também assina o Programa Produzir Mais. 


Média: Figueirão disputa prêmio nacional de empreendedorismo     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Figueirão

0 Comentários