03/07/2015 07h07

Escritores de MS comemoram realização da FLIB

Evento inédito no Estado reúne autores locais e nacionais em programação gratuita

Contexto Mídia

Imagens: Contexto Mídia

A escritora sul-mato-grossense Thereza Hilcar

 Pela primeira vez Mato Grosso do Sul terá uma feira dedicada integralmente à literatura. A Feira Literária de Bonito (FLIB) terá quatro dias, de 8 a 11 de julho, de uma agenda gratuita que inclui palestras, oficinas e mesas-redondas para discutir as diversas formas de produção, lançar novos títulos e aproximar leitores e escritores.

 

Os integrantes da seccional de Mato Grosso do Sul da União Brasileira de Escritores e da Academia Sul-mato-grossense de Letras participam de toda a programação. Além da exposição das obras no Pavilhão das Letras e das palestras distribuídas na agenda, todas as noites haverá o encontro ‘Dedo de Prosa’ onde autores locais e de outros Estados farão um bate-papo para troca de experiências com a participação do público.

 

O poeta e escritor Rubênio Marcelo, autor de 10 livros, se recorda das diversas experiências que viveu em feiras de outros Estados brasileiros e comemora ter, pela primeira vez, a mesma oportunidade em Mato Grosso do Sul. Rubênio se prepara para apresentar, durante a FLIB, sua obra mais recente ‘Veleiros da Essência’. “O momento é ímpar para a Literatura de Mato Grosso do Sul, sabemos do grande esforço dos organizadores para a realização do evento, aplaudimos o trabalho primoroso da curadora Maria Adélia Menegazzo e nos sentimos privilegiados em fazer parte desta primeira Feira Literária de Bonito.”, destaca.

 

Para o escritor Elias Borges a Feira cumpre ainda o papel de apresentar as formas de linguagem. Adepto ao micro poema e ao micro conto espera poder aproximar este formato que considera pós-moderno a um número maior de leitores. O autor lembra que os brasileiros leem muito pouco, em relação a outras nacionalidades. Segundo ele, a média de três livros por habitante ao ano é lastimável. “A realização de Feiras forma novos públicos, cria o gosto pela leitura, aproxima o leitor a obra. Nossa expectativa é que o público prestigie e se envolva com o mundo dos livros”.

 

A escritora e jornalista Thereza Hilcar é também uma das autoras convidadas para falar de sua obra, lançar seu livro mais recente “A crônica dos Quatro”. Ela faz questão de destacar o protagonismo do município de Bonito que mais uma vez dá aula de cultura para todo o Mato Grosso do Sul. “O incentivo que seria esperado da Capital do Estado fomos encontrar em Bonito e o município está de parabéns, resta aos campo-grandenses irem prestigiar”, convida.  Thereza Hilcar se diz muito feliz com a oportunidade. “As feiras são o melhor formato para que o escritor divulgue sua obra. O encontro com o leitor é muito produtivo”, comenta. 

 


A FLIB

 

A Feira Literária de Bonito terá sua primeira edição de 8 a 11 de julho, na Praça da Liberdade em Bonito. O evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Bonito, com a organização da Mandalla Produções e conta com a parceria da Fecomércio, Sesc, Livraria Leparole, Saraiva, União Brasileira de Escritores seccional de Mato Grosso do Sul, Gráfica e Editora Alvorada, Grupo Companhia das Letras, Life Editora e Gibiteca. 


 


Média: Escritores de MS comemoram realização da FLIB     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Regional

0 Comentários