03/07/2017 09h13 - Atualizado em 04/07/2017 09h13

Dia C 2017- Dia de Cooperar: Ações e reflexão pela Paz em São Gabriel do Oeste

Tendo como missão promover e estimular ações de voluntariados, o Dia de Cooperar, o Dia C, movimenta voluntários no município

Victor Currales

Imagens: Victor Currales

O cooperativismo em todo o Brasil tem se tornado cada vez mais importante para o desenvolvimento da economia. No Mato Grosso do Sul e em especial o município de São Gabriel do Oeste, essa realidade não é diferente. Cooperativas de Trabalho, de Crédito e Agropecuário são os motores do cooperativismo são-gabrielense e vem ampliando o cooperativismo na sociedade.

 

E essa ampliação também tem sido fortalecida com a realização de ações sociais, como o Dia de Cooperar (Dia C), que vem acontecendo na cidade há alguns anos. No último sábado (01/07), foram realizadas aqui e simultaneamente em todo o Brasil, o evento que acima de tudo visa à reflexão da sociedade que é possível realizar com ações de Educação, Cultura, Saúde, Esporte, Lazer e Sócio-Ambientais, iniciativas de transformação social.

 

Em São Gabriel do Oeste o evento foi realizado na Praça da Matriz, numa ação coordenada entre a Prefeitura Municipal, e as cooperativas locais como a Cooasgo, Sicredi, Cooperoeste, Aurora Alimentos que por intermédios de voluntários somaram esforços para realizar o Dia C 2017, com ações que evidenciam o espírito do cooperativismo.

 

Segundo Giovana que é Gerente de PJ do Sicredi, os primeiros passos para a realização do Dia C, foi a união das cooperativas do município com a prefeitura municipal que juntos planejaram este momento de reflexão pela Paz com a ajuda de voluntários dessas cooperativas.

 

“Além de trazermos uma mensagem de Paz como uma reflexão necessária, temos também a presença do SAMU, dos voluntários que organizam as atividades lúdicas com as crianças como pinturas faciais realizadas por uma equipe da Fungab, apresentações de Jiu-Jitsu e Capoeira e ainda cama elástica, tobogã para o divertimento da criançada que se divertiram e ainda puderam saborear algodão doce e pipoca distribuídos gratuitamente no evento numa só energia de poder cada um com sua parte transformar nossa sociedade e o Brasil pela Paz social”, explicou a voluntária.

 

 

Outro ponto alto do Dia C foi a apresentação da Banda Municipal que além se apresentar para o público presenta na abertura do evento fez uma cainhada pela Rua Paraná seguida por voluntários que foram saudar os comerciantes e a população no centro comercial da cidade levando também sua mensagem de esperança e paz.

 

A Banda Municipal e composta por alunos dos projetos sociais da Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste e está em formação.

 

O Vereador Fernando Rocha que também esteve prestigiando o evento ressaltou uma das principais ações deste dia que é fazer com que os envolvidos voltem seus olhares para os seus semelhantes. A importância do Dia C é desenvolver nas crianças, jovens e toda a população o intuito de fazer algo pelo próximo, que é um dos princípios do cooperativismo.

 

“Vejo aqui muitas famílias que em outras circuntâncias não estariam juntas por isso este é um evento que nós buscamos sempre apoiar e prestigiar as empresas privadas e o poder público e cooperativas somando forças, de forma solidária e cooperada, para desenvolver ações que revertam no bem-estar social da comunidade. São ações de grande importância, que nos remete a necessidade de agirmos em cooperação, pensando no desenvolvimento sustentável de nossa sociedade”, avaliou o vereador Fernando Rocha.

 

Para o prefeito Jeferson Tomazoni, não resta dúvidas que as parcerias são a mola propulsora que movem o crescimento e o desenvolvimento das cidades e em São Gabriel do Oeste esta realidade não é diferente e o cooperativismo é muito importante com as empresas que já estão instaladas e geram emprego e renda para o município.

 

“Ao oferecermos serviços e trabalho ao cidadão são necessárias as parcerias não só neste dia, mas, que o município sempre tenha esta capacidade de buscar durante o ano todo com as Parcerias Públicas Privadas em benefício das escolas, entidades e o município de São Gabriel do Oeste só tem que agradecer as empresas e cooperativas já instaladas aqui”, explicou o prefeito Jeferson Tomazoni a nossa reportagem.

 

Dia C

O Dia de Cooperar é um evento onde as cooperativas somam forças, de forma solidária e cooperada, para desenvolver ações que revertam no bem-estar social da comunidade.

 

Ações de grande importância, que nos remete a necessidade de agirmos em cooperação, pensando no desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

  


Média: Dia C 2017- Dia de Cooperar: Ações e reflexão pela Paz em São Gabriel do Oeste     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de São Gabriel do Oeste

0 Comentários