28/11/2017 16h34 - Atualizado em 28/11/2017 16h34

Escola Pingo de Gente implanta “Projeto de Leitura” na escola para formar geração de leitores

Victor Currales

Imagens: Victor Currales

Valorizar e incentivar a leitura para resgatar o prazer de ler, é um dos objetivos da direção escolar da Escola Municipal Pingo de Gente em São Gabriel do Oeste-MS, que implantou um Projeto de Leitura para todos os alunos, professores, administrativos e até os servidores da limpeza.

 

O projeto segundo a diretora da escola Sonia Cortina, pretende mudar a rotina da escola, e é a materialização do processo de formação continuada adotada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município que busca aprimorar a ação dos profissionais da Educação e melhorar a prática pedagógica, já que esse hábito é encarado por muitos alunos e até adultos como uma obrigação.

 

O “Projeto de Leitura”, foi implantado na escola para despertar o gosto e o hábito pela leitura, e ainda resgatar o momento de ouvir histórias, de um modo geral, irá estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia, o que acaba contribuindo para a formação de leitores, na concentração dos alunos e principalmente para o prazer da leitura.

O projeto consiste em dedicar pelo menos 15 minutos à leitura em sala de aula, momentos que todos na escola dentro do período deixam suas atividades de rotina para a leitura de livros que são disponibilizados para as turmas de acordo com a faixa de aprendizagem e setores envolvidos.

 

Cada sala de aula assim como os administrativos e servidores da limpeza recebem uma cesta com os livros que são separados e selecionados com muita dedicação e empenho pela diretoria, professores e coordenadoras à frente do projeto. Os livros são do acervo da escola que recentemente adquiriu novas coleções infantis com histórias da literatura clássica infantil vividos por personagens consagrados pelas histórias em quadrinhos como a turma da Disney, que é um atrativo a mais para os mais novos iniciantes na leitura.

A diretora da escola Sonia Cortina faz questão de dividir estes momentos com as coordenadoras Geneci Marchi e Celeste Tartari, que apoiam e incentivam ações como esta.

 

“Eu como professora e mãe, sei da importância de se trabalhar a leitura ainda na infância, pois são essas crianças que vão fazer a diferença no nosso futuro. E o estimulo da leitura, vai transformar essas crianças em cidadãos críticos e isso é muito bom para o desenvolvimento de um país”, finaliza a professora Sonia Cortina.

 

Além das aquisições e doações de livros infantis pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a diretoria da Escola Municipal Pingo de Gente também aceita doações da comunidade. 


Média: Escola Pingo de Gente implanta “Projeto de Leitura” na escola para formar geração de leitores     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de São Gabriel do Oeste

0 Comentários