12/03/2018 07h34 - Atualizado em 12/03/2018 07h34

Semana da Mulher: A trajetória de empresárias são-gabrielenses que hoje são exemplos e inspiração no mundo empreendedor

Imagens: Divulgação

Sucesso de público, o 'Painel Empreendedorismo Feminino', realizado nesta quarta-feira (7), no auditório da Prefeitura Municipal, evidenciou toda a força, qualificação, sabedoria e dedicação das mulheres são-gabrielenses. Em uma noite dedicada especialmente ao Dia da Mulher, destaques do empreendedorismo local transmitiram suas experiências às mais de 200 participantes, provando que é possível transformar sonhos em realidade, através de muito trabalho.
 
A realização é resultado de uma parceria entre o vereador Vagner Trindade, Prefeitura Municipal e SEBRAE/MS, com apoio da Câmara Municipal e ACISGA (Associação Comercial e Industrial de São Gabriel do Oeste). Com detalhes pensados para agradar, o evento, teve início com uma apresentação musical de Eli Policarpo.  Logo em seguida, vídeos trouxeram à memória da plateia, um histórico de lutas e de conquistas femininas, precedendo a apresentação de um Talk Show, mediado pela diretora técnica do SEBRAE/MS, Maristela França, com as empresárias Aline Pozzer, Rosangela Barth e Francine Maccari.

O vereador Vagner Trindade realizou um discurso em homenagem às mulheres, e enalteceu que, mais que homenagear, o grande objetivo da noite era apresentar e aprender com os relatos de vida das empreendedoras de São Gabriel do Oeste. "Existem mulheres empreendedoras, trabalhadoras, que acordam cedo, que passam por frustrações e dilemas, e no final obtêm sucesso. Este evento é um momento de dividir essa vivência extraordinária", comentou. A vice-prefeita, Ivone Pierezan, agradeceu a grande presença de mulheres e aproveitou o momento para parabenizá-las pela data comemorativa. 

Ao longo do evento, cada convidada explanou  sua trajetória de vida, evidenciando ações que foram fundamentais para a construção da carreira. Francine Maccari, por exemplo, relembrou que após ter concluído as faculdades de administração e economia, teve dúvidas em retornar para São Gabriel do Oeste, até que sua experiência no setor financeiro de uma empresa da família, modificou seu pensamento. "Sempre tive a preocupação de não me acomodar, e quanto retornei, a empresa era apenas um pequeno depósito de esquina, com poucos produtos. Acreditei que São Gabriel tinha potencial para algo maior, me dediquei e deu certo. Hoje a empresa que administro já tem 12 anos, temos processos, organização, fazemos um trabalho de consultoria para agilizar as mudanças necessárias, e sempre participo de feiras, em busca de novidades para nossos clientes", comentou a proprietária e gestora da Dragão Construção e Acabamentos e sócia proprietária da Mobília Conceito.
 
Rosângela Barth contou que viu sua vida mudar quando aproveitou uma oportunidade de fazer um curso de qualificação, aos 13 anos de idade.  Desde então, fez diversos cursos do SEBRAE e, de babá no início, hoje administra um Centro Automotivo e uma Transportadora, ambientes cujos trabalhadores ainda são predominantemente homens. "Tenho certeza que a mulher é capaz de ocupar qualquer cargo, o mais importante é ter qualificação. Com força de vontade podemos chegar onde quisermos chegar. Apesar das dificuldades, acredito na capacidade feminina para superar," comentou.
 
Difíceis decisões e grandes mudanças também fizeram parte da vida de Aline Pozzer. Bacharel em direito, trabalhou como assessora de juiz e conciliadora do Juizado Cível e Criminal. Também chegou a ter uma pequena loja de confecção, até entrar definitivamente no mundo empreendedor. A partir daí, viu um pequeno espaço de depilação e design de sobrancelhas, que montou, se transformar em um conceituado Centro de Beleza.  "Não é um caminho fácil. São muitas dificuldades e responsabilidades. É preciso muito planejamento. Também é preciso a consciência de que o seu negócio pode ser o sustento de outras famílias, por isso, cada passo precisa ser bem analisado", disse a proprietária do Blessa.
 
Ao fim do evento, foram distribuídas flores e diversos brindes foram sorteados entre as participantes da noite. Ainda na plateia, muitas mulheres confirmaram o desejo de começar a empreender. "O mais gratificante deste evento é perceber que a experiência adquirida aqui, pode ser o primeiro passo para vocês mulheres alcançarem seus objetivos, seja como trabalhadora, empresária ou dona de casa, seja onde for, há sempre espaço para empreender. Cada uma de vocês possuem sonhos particulares, e meu desejo é que lutem para realizá-los. Parabéns pelo dia e por todas as conquistas obtidas até aqui. Fico muito feliz em ver o desejo de crescimento demonstrado por cada uma", completou o vereador Vagner Trindade.

Entre as autoridades presentes, estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne, o Prefeito Municipal, Jeferson Tomazoni, a vice-prefeita, Ivone Pierezan, o presidente da Acisga, Rodrigo Nissola, secretária de saúde, Michele Paupério, secretária de assistência social, Rosane Mocelin e o secretário de infraestrutura Roberto Emiliani Junior. 

    


Média: Semana da Mulher: A trajetória de empresárias são-gabrielenses que hoje são exemplos e inspiração no mundo empreendedor     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de São Gabriel do Oeste

0 Comentários