10/08/2018 00h00 - Atualizado em 10/08/2018 00h00

Uso indiscriminado de medicamentos representa ameaça à saúde pública.

A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais.

 A secretaria municipal de saúde faz um alerta para usuários do sistema de saúde e pacientes em geral sobre o risco da automedicação. Todo bom brasileiro tem uma farmacinha em casa e adora indicar remédios para todo mundo, sempre tem uma tia que ao primeiro sinal de qualquer sintoma já tem na ponta da língua um remedinho milagroso que funcionou muito bem para o fulano de tal.

Apesar de muito comum, essa é uma prática extremamente perigosa e tem efeitos devastadores na ação de antibióticos e antimicrobianos de uso geral. Vamos ajudar a entender os perigos dessa prática e como evitar que isso prejudique mais pessoas.

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. 

Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos está sendo considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública. 

Por isso antes de tomar qualquer medicamento, especialmente os antibióticos, é importante que as pessoas busquem orientação profissional. Isso não só garante que os pacientes tenham o melhor tratamento; o uso responsável de antibióticos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos.


Média: Uso indiscriminado de medicamentos representa ameaça à saúde pública.     0,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de São Gabriel do Oeste

0 Comentários