11/02/2016 17h07

Entulho mal descartado continua um problema a ser enfrentado pela prefeitura

O Departamento de Controle de Endemias tem recebido denúncias de que existe novamente lixo e entulho acumulado em áreas que foram recentemente visitadas pela equipe de limpeza.

Thiago Holsback.

Imagens: Ivair Torelli.

Este tem sido um período difícil para todos nós, com a chegada das águas, o lixo e entulho depositados incorretamente em terrenos baldios ou ruas da cidade criam as melhores condições para que o mosquito aedes aegypti se reproduza e cause a atual infestação que estamos tentando combater.

A declaração de situação de emergência realizada pelo prefeito Adão Rolim possibilitou a ação imediata, contando com a parceria do Exército Brasileiro por meio do 47º Batalhão de Infantaria de Coxim para a criação de uma força-tarefa em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde.

O trabalho envolveu diversos parceiros como a secretaria Municipal de Infraestrutura que disponibilizou maquinas e equipamentos para auxiliar no trabalho de vistoria e recolhimento de lixo e entulhos nas diversas regiões da cidade, por onde passou a força-tarefa.

Todo esse trabalho ajudou a reduzir o número de focos de criação do mosquito, e trouxe à população uma certa tranquilidade, porém o trabalho ainda está apenas começando, e é preciso que todos estejamos envolvidos no controle deste vetor que ao longo dos anos tem assombrado nossas famílias.

Mesmo com todo esse trabalho, não apenas de recolhimento de lixo e entulhos, a conscientização têm sido uma ferramenta adotada pelo poder público no combate ao mosquito, e é importante que a população seja multiplicadora deste conhecimento, quanto mais armas tivermos para lutar mais fácil será para vencermos essa guerra.

Porém nossa luta contra o mosquito tem encontrado uma barreira difícil de ser quebrada, a estagnação de parte da população diante do problema, mesmo com todo o esforço desprendido pelo poder público e por grande parte da população, existe ainda algumas pessoas que parecem não entender que esse esforço tem que ser conjunto.

O Departamento de Controle de Endemias tem recebido denúncias de que existe novamente lixo e entulho acumulado em áreas que foram recentemente visitadas pela equipe de limpeza, ou seja alguém está jogando lixo e entulhos nas áreas que já foram limpas pela prefeitura.

Essa situação além de colocar em risco a vida de todos, causa um prejuízo para o município como um todo uma vez que terão de ser investidos novamente na limpeza desses locais, recursos importantes que poderiam ser usados para a realização de outros serviços.

Caminhões e máquinas estiveram ontem retirando entulhos e lixo dos mais diversos tipos, desde material de construção, grama e galhos podados, móveis e eletro eletrônicos e carcaça de animais, que foram irresponsavelmente depositados nas imediações do clube dos 40, local que já havia sido limpo pela equipe da força-tarefa contra a dengue.

A prefeitura de São Gabriel do Oeste estará adotando as medidas administrativas necessárias para identificar e notificar quem quer que seja que esteja incorrendo nesta prática, e se coloca à disposição para quaisquer eventuais denúncias que ajudem a identificar os infratores.

Para mais informações e denúncias entre em contato com o setor de Obras e Posturas, no CAC ou pelo telefone 3295-3030. 


Média: Entulho mal descartado continua um problema a ser enfrentado pela prefeitura     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de São Gabriel do Oeste

0 Comentários