10/03/2016 07h16

Todos por São Gabriel: Crianças se mobilizam para conscientizar a população no combate à dengue, em projeto inovador.

Alunos têm unido esforços para combater a dengue através de campanha de conscientização.

Thiago Holsback

Imagens: Araccelly Carvalho

 São Gabriel do Oeste está apostando nessa nova arma no combate a dengue: a crotalária. A planta, que na fase adulta, pode chegar até três metros de altura e atrai predadores do mosquito transmissor.

 

Na Manhã de hoje, os Alunos do 4º e 5º ano do período Matutino da Escola Municipal Ênio Carlos Bortolini, estiveram juntamente de seus professores, diretora e coordenadora fazendo uma campanha de incentivo e conscientização da população na luta contra o Aedes Aegypti mosquito transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya. Região central da cidade.

 

Funcionários da escola e alunos prepararam saquinhos com a semente da Crotalária Breviflora que foram distribuídos para os motoristas e motociclistas que trafegavam no local, as plantes demoram até 90 dias para germinarem e começarem a crescer.

 

Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.

 

Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, é um dos pratos preferidos pelas libélulas. O que pode diminuir bastante ou acabar definitivamente com a manifestação. 

 

São plantas pouco exigentes e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio. O seu crescimento é mais rápido e tem sido muito usada como adubo verde em rotação com diversas culturas e no enriquecimento do solo.

 

Os alunos puderam contar com a presença da Secretaria de Educação Professora Beth Klein e também da Diretora Pedagógica Elenita Bin de Barros.

 

A diretora da escola, Cleci Mijolaro explicou como a planta pode ajudar no combate à dengue. “A planta vai atrair os mosquitos e a libélula vem para predá-lo. E se estiver próximo a água, as larvas da libélula também vão predar as larvas do Aedes aegypti”, contou. 

 

Mas segundo informações da diretora, não há estudos científicos que comprovem a redução no número de mosquitos por causa da crotalária, mas existem relatos de redução significativa de focos onde as plantas começaram a ser utilizadas. “É mais uma tentativa. É importante lembrar que o trabalho de prevenção e vistoria dos quintais não pode cessar.”, ressaltou Cleci. 


Média: Todos por São Gabriel: Crianças se mobilizam para conscientizar a população no combate à dengue, em projeto inovador.     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de São Gabriel do Oeste

0 Comentários