17/03/2016 00h07

São Gabriel do Oeste: Hospital Municipal realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia

A implantação da videolaparoscopia, por ser um método de alto custo, é um grande avanço para a Rede de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste e uma grande conquista feita pela Prefeitura Municipal da cidade.

Victor Currales

Imagens: Victor Currales

Rosmar Alves, presidente da Funsaude

Uma paciente de 44 anos foi a primeira pessoa a ser operada com o novo aparelho de videolaparoscopia do Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira em São Gabriel do Oeste.

 

A cirurgia para retirada da vesícula foi realizada no último dia 15/03, pela equipe composta pelos Médicos Drª Eva Vilma Guimarães e Ricardo Hatakeyama, o anestesista Pedro e a equipe de enfermagem do centro cirúrgico do Hospital Municipal e durou cerca de 40 minutos. 

 

Com o novo aparelho e equipe própria, o Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira irá realizar cirurgias reguladas através da Central Municipal de Regulação do município que após avaliação do corpo médico do hospital serão indicadas para o procedimento por vídeo, tornando o procedimento menos invasivo para o paciente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Avanços

 

O prefeito Adão Rolim, têm desde a inauguração do Hospital Municipal em sua administração anterior, estabelecido uma parceria importante com os governos estadual e federal. Essa união tem possibilitado grandes avanços na saúde de no município.

 

Com cerca de 40% do total do orçamento municipal somada a ótima gestão da FUNSAUDE – Fundação de Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste, a administração municipal está conseguindo reequipar o Hospital, oferecendo à população o que há de mais moderno. Esses equipamentos vão possibilitar cirurgias menos invasivas e trazer mais brevidade para a recuperação dos pacientes. O Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste é o único hospital em atividade no município e por isso tem uma grande demanda e conquista como essa, sem dúvida, vão melhorar ainda mais a qualidade de nosso atendimento”, afirma o presidente da FUNSAUDE, Rosmar Alves.

 

O vereador licenciado e presidente da Funsaude, Rosmar Alves em entrevista concedida para o Gabrielense, ressalta os benefícios para o paciente com os novos equipamentos.  “Foram investidos cerca de 150 mil reais e com a videolaparoscopia, além do pós-operatório ser mais rápido, permite que o tempo de internação do paciente seja menor, em média de dois a três dias ele está de alta.

 

Mesmo com a implantação do novo procedimento, continuará sendo realizada as cirurgias pelo método tradicional, pois em alguns casos o procedimento laparoscópico não é indicado, como por exemplos em pacientes que não podem receber anestesia geral, sendo a mesma necessária para a cirurgia.


"Iniciamos um novo ciclo em nosso hospital, as cirurgias por vídeo, nossa administração municipal tem se empenhado muito em prestar um serviço de saúde de qualidade para nosso povo, e esse momento é mais uma conquista para a população. Somos sabedores que para se manter uma saúde como a nossa não é fácil, por esse motivo eu agradeço muito ao prefeito Rolim que tem uma atenção e o olhar de carinho e cuidado com a saúde da nossa população", conclui Rosmar Alves.


Média: São Gabriel do Oeste: Hospital Municipal realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de São Gabriel do Oeste

0 Comentários