19/03/2013 13h34 - Atualizado em 19/03/2013 13h34

São Gabriel do Oeste: Avanços na saúde mostram rumo certo

Assessoria de Comunicação

Imagens: Victor Currales

Dr. Renato César O Rodrigues, presidente da Funsaúde´pesar

Apesar da ampla divulgação do que tem sido realizado, através dos veículos de comunicação sobre os avanços na área da saúde, é lamentável ver que existe gente de má índole tentando incutir na cabeça dos cidadãos que a saúde está abandonada pelo governo atual.

Segundo o presidente da Fundação da Saúde Pública do Município de São Gabriel do Oeste, Renato César Oliveira Rodrigues, o Hospital Municipal está sendo reestruturado para oferecer mais qualidade e respeito ao usuário.

Com novos profissionais atualmente 21 especialidades médicas são atendidas no município com 08 médicos plantonistas que atendemos ESF’S, com recontratação de especialidades que foram dispensados na administração anterior como urologista, cirurgião vascular, cardiologista, entre outros. Inclusive agora temos um ortopedista que agora reside no município.

 

A atual administração elegeu como uma das missões prioritárias o desenvolvimento de uma saúde pública de qualidade e humanizada, tendo o PSF (Programa Saúde da Família) como porta de entrada do sistema de saúde municipal. Para tanto, necessita esclarecer a população a respeito do que entendemos como saúde pública de qualidade e humanizada. Serviço de Qualidade Tratamento Digno e Respeitoso Para Com o Usuário Primeiramente, lembramos que a saúde em São Gabriel do Oeste é em quase sua totalidade coberta por serviços públicos.

 

E é nessa saúde pública que estamos implantando a qualidade de forma humanizada, ou seja, todos os serviços prestados devem prezar pela qualidade desde o atendimento a clientela até a realização de qualquer procedimento, até mesmo cirúrgico. Quando falamos em humanização entendemos que o usuário deva ser tratado com dignidade e respeito dentro de um ambiente ético.

 

Para que estas ações se concretizem, mudanças ocorrerão e como alguém já disse: “Quando os ventos das mudanças sopram, uns constroem abrigos e outros constroem moinhos”. Certamente que estaremos incentivando os construtores de moinhos, pois precisamos de inovação e criatividade, já que todos os investimentos orçamentários na saúde não são suficientes.

 

Menos Discursos e Mais Ação! Assim a atual administração tem tratado os problemas do setor, o Hospital Municipal foi recebido com várias obras de reforma a serem realizadas, que são extremamente necessárias, sob pena de comprometer a qualidade do serviço prestado na instituição. O prédio apresenta vários pontos de infiltração, paredes sujas em demasia, instalações elétricas e hidráulicas precárias.

 

O que mudou no hospital

 

Hoje o Hospital conta com um ambulatório dermatológico e de clinica geral, com reforço nos atendimentos ginecológicos pediátricos, além da recontratação de especialistas como um neurologista e um psiquiatra.

 

Ainda em relação aos avanços na melhoria na prestação dos serviços de saúde pública em São Gabriel do Oeste, segundo a direção do hospital hoje se trabalha com reforços de plantonistas que passou de seis (6) para oito (8) principalmente em períodos sazonais como agora no caso da dengue que sobrecarrega o sistema. Já na área de infraestrutura hospitalar hoje o hospital conta com dois (02) desfibriladores e com roupas para cirurgia que atendem até oito (8) cirurgia por dia.

 

Os avanços são significativos, porque à medida do possível, somos testemunha dos esforços que o governo municipal vem empreendendo para melhorar cada vez mais os serviços de saúde em todo o município. Mas é preciso que a população saiba que atualmente o Pronto Socorro municipal tem feito uma média mensal de 1.300 procedimentos ambulatorial. Conclui Dr. Renato presidente da Funsaúde.

 

 


Média: São Gabriel do Oeste: Avanços na saúde mostram rumo certo     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Saúde

0 Comentários