21/10/2016 08h24 - Atualizado em 21/10/2016 08h24

São Gabriel: Campanha para exames de mama e preventivo acontece sábado

Idest/JWC

Imagens: Google

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da secretaria de Saúde realizará neste sábado (22), uma campanha de coleta do preventivo, orientações sobre o auto exame da mama, teste rápido de Sífilis e Hepatite B.

Segundo a coordenadora de Programas de Saúde do município, Juciléia Magalhães, a campanha será realizada em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas, sem a necessidade de agendamento, apenas basta seguir até a unidade de saúde do seu bairro, munido dos documentos pessoais e realizar o exame. Os postos não fecharão no horário de almoço.

"Vale lembrar que o terceiro sábado de outubro é comemorado o Dia Nacional de Combate a Sífilis já que esta é uma das DSTs que tem aumentado significadamente em nosso município. Hepatite B e Sífilis podem apresentar períodos de sintomas silenciosos, ou seja, você pode ter e não saber, são doenças que trazem grandes consequências ao organismo se não tratadas", alerta Juciléia.

De acordo com os dados da secretaria de Saúde do município, em 2015 foram registrados 41 casos de Sífilis em São Gabriel do Oeste, sendo 12 em gestantes e oito congênita. Já em 2016, já foram contabilizados 22 casos, sendo quatro em gestantes. Os casos de Hepatite B passaram de dois em 2015 para um até o último levantamento de 2016.

Para realizar a coleta do preventivo, a coordenadora Juciléia passa algumas orientações antes da coleta, como não estar menstruada, abstinência sexual de no mínimo 24 horas antes da coleta e nas 48 horas que antecedem o exame não usar cremes, óvulos ou duchas vaginais.

A ação integra a campanha do Outubro Rosa, realizada com objetivo de chamar atenção o público feminino quanto ao combate e prevenção do câncer de mama. Segundo os dados Data SUS, o de mama é o câncer mais frequente nas mulheres, seguido pelo do útero. 


Média: São Gabriel: Campanha para exames de mama e preventivo acontece sábado     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Saúde

0 Comentários