03/11/2016 18h48

Com tempo chuvoso, medidas de segurança contra dengue e outras doenças volta a ser prioridade em São Gabriel.

Thiago Holsback

Imagens: Reprodução

Nos próximos meses, ocorre um aumento natural da incidência de chuvas, fato que nos remete ao estado de alerta vivido nesta época do ano, com o período chuvoso um inimigo silencioso volta a rondar as nossas casas, é nessa época que os ovos do mosquito aedes aegypti encontram as melhores condições para eclodir e se proliferar.

Atenta à essa ameaça, a secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste deve intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

A preocupação da pasta é pontual, visto que nos últimos dias os casos aumentaram, de 03 de janeiro até o último dia 27 de outubro foram contabilizados 1.766 casos notificados de dengue no município. De acordo com informações, São Gabriel é o primeiro no Estado em índice de incidência de dengue.

A prevenção é a melhor saída, durante todo o ano, os agentes de saúde orienta a população, que é parte importante do trabalho de controle do mosquito< sobre a forma de manter as suas casas livres dessa ameaça, são campanhas, orientações e ações de vistoria, mas mesmo assim a cada período de águas, o risco de proliferação aumenta, pois, os ovos sobrevivem de um ano para o outro, apenas aguardando as condições perfeitas para a reprodução.

Um reforço no combate deve ajudar as equipes de controle epidemiológico a enfrentarem o problema, esta semana foram adquiridos três equipamentos costais motorizados para pulverização localizada nos focos de maior incidência.

A coordenadora de vigilância epidemiológica Ilaine Marocco, revelou que estratégias de combate novas estão sendo adotadas pela secretaria de Saúde. Hoje, quinta-feira (03), no bairro Fênix, onde registrou um aumento significativo de casos nos últimos dias, os moradores receberam a visita de agentes de saúde que levaram orientações e realizaram o recolhimento de pequenos depósitos. A ação conta com a parceria da secretaria de Obras e o objetivo é frear o aumento de casos para que não se torne um problema maior, migrando para outras regiões da cidade. 


Média: Com tempo chuvoso, medidas de segurança contra dengue e outras doenças volta a ser prioridade em São Gabriel.     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Saúde

0 Comentários