25/07/2016 10h37

Professores de Bonito aprovam oficina de ‘Contação de História’ promovida pelo FIB

Rodrigo Teixeira

Imagens: Caciano Lima

Desde sábado (23.07) a oficina de “Contação de História” reúne professores da rede municipal de Bonito na Escola Professora Durvalina Dornelles Teixeira. A atividade é uma das três oficinas que abriram a programação do “Festival de Inverno de Bonito” (FIB) em 2016. As 30 vagas da oficina foram preenchidas e as atividades são ministradas por Michelly Dominique e Rafael Bendô. 

 

 

 

 

 

Durante esta semana, haverá intervenção nas escolas em que atuam os professores que participam da oficina. Nesta segunda (25.07) a ação acontece no Asilo São João Bosco, às 15h30. A oficina começou no sábado (23.07) nos períodos matutino e vespertino e continuou no domingo (24.07), das 8h ao meio dia. 

 

 

 

 

 

No sábado (30.07), das 8h às 11h e das 14h às 17h, a oficina será finalizada com a avaliação das técnicas ensinadas e os professores irão se apresentar. Durante as atividades, os participantes da oficina colheram histórias locais que fazem parte da realidade da população de Bonito e aprenderam técnicas, como a construção de cenários, e irão usar estes ensinamentos e informações na apresentação de encerramento.   

 

 

 

 

 

Os exercícios aplicados pelos ministrantes desenvolveram habilidades de leitura, narração e a expressão poética dos professores. A pedagoga Neusa de Fátima Costa Soares participou da oficina. “Aprendemos bastante e soma muito para nós como pessoa e profissional. Gostaríamos que tivesse outras vezes. É importante porque conseguimos resgatar a cultura da cidade e as histórias que hoje são trabalhadas no turismo. Muita gente de fora vem em busca disso e poderemos passar para as nossas crianças”, afirma. 

 

 

 

 

 

Duas professoras ressaltaram a importância da oficina estar sendo realizada no período de férias das escolas de Bonito. “Em época de aula é muito corrido e nos preocupamos com o aluno. Então nas férias a gente fica mais à vontade para aproveitar a oficina e a oportunidade de novos aprendizados”, pondera a professora Marina Eli. “Nas férias estamos disponíveis. Esta oficina deveria ser incluída em todas as edições do festival”, sugere a professora Lucimar Alves Calixto. 

 

 

 

 

 

Algumas das pedagogas participantes também aprovaram a iniciativa do festival em promover a oficina aos professores com foco na contação de histórias. “É enriquecedora porque vai me auxiliar muito na minha prática na sala de aula. Ter esta oficina no festival é algo inovador”, frisa Ana Aparecida Fernandes.  

 

 

 

 

 

Mais informações: www.festivaldeinvernodebonito.com.br  


Média: Professores de Bonito aprovam oficina de ‘Contação de História’ promovida pelo FIB     5,0 estrelas      
Vote nesta matéria


Leia mais notícias de Variedades

0 Comentários