Cinco estados do Brasil, entre eles Mato Grosso do Sul, foram colocados em alerta laranja — nível de “perigo” — para tempestades entre sábado e domingo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região do MS estão previstos volumes de chuva de até 100 mm por dia, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo.
No estado, as áreas com maior risco compreendem o sudoeste, o pantanal sul, o centro-norte e o leste. Nessas regiões, moradores devem permanecer atentos a rajadas intensas, alagamentos e descargas elétricas. Para se proteger, recomenda-se desligar aparelhos elétricos, evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a estruturas altas e buscar locais seguros em caso de ventos muito fortes.
Em outros estados — Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina — o alerta é semelhante, com previsão de fortes chuvas, granizo e ventos que também podem atingir até 100 km/h. Nessas regiões, recomenda-se que a população adote as mesmas precauções para minimizar riscos.
Além disso, o Inmet emitiu alerta amarelo para 18 estados e para o Distrito Federal, indicando “perigo potencial” para chuvas intensas.
Comentários
Adicione o seu