A COP30 em Belém visa fortalecer o compromisso global com a meta de 1,5°C de aquecimento

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, conhecida como COP30, ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, no Pará, Brasil. Esta será a primeira vez que o Brasil sediará o evento global, que visa discutir a emergência climática e elaborar acordos coletivos. Antes da conferência principal, a Cúpula do Clima, com a participação de chefes de Estado, acontecerá de 6 a 7 de novembro, definindo as diretrizes para as negociações.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da Cúpula do Clima e já se encontra em Belém para agendas pré-COP. Ao longo da COP30, temas variados serão abordados diariamente, incluindo adaptação, cidades, infraestrutura, saúde, energia, florestas, oceanos, biodiversidade, alimentação, agricultura e tecnologia. A COP30 é a 30ª edição da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), um tratado internacional de 1992 ratificado por mais de 190 países.

Os principais objetivos da COP30 incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas, o financiamento climático para países em desenvolvimento, a promoção de energias renováveis e soluções de baixo carbono, a preservação de florestas e biodiversidade, e a justiça climática. A decisão de sediar a COP30 no Brasil foi tomada na COP28 em Dubai, em dezembro de 2023, com a escolha de Belém por sua localização estratégica na Amazônia.

A escolha de Belém como sede da COP30 foi justificada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como um poderoso lembrete da responsabilidade de manter o planeta dentro da meta de 1,5°C de aquecimento global, dada a importância da Amazônia. Entre os marcos históricos das COPs estão o Acordo de Paris (COP21) em 2015, que estabeleceu o compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5°C, e o Protocolo de Kyoto (COP3) em 1997, que definiu metas de redução de emissões para países desenvolvidos.

Adicionalmente, a figura do ‘Campeão Climático da Juventude’ foi criada na COP28 para representar os jovens nas negociações climáticas. A conferência anual reúne líderes mundiais, ministros, especialistas e representantes da sociedade civil e do setor privado para debater e decidir sobre a crise climática global.

Você também pode gostar