São Gabriel do Oeste: Chuva e ventos fortes causam estragos no município

| VICTOR CURRALES


Árvores e postes da iluminação pública foram derrubados pela força dos ventos - Foto: Idest

Fortes ventos e a chuva causaram estragos e prejuízos em São Gabriel do Oeste nesta última quarta-feira (06). Entre os estragos, o prédio da antiga Escola Agrícola, hoje Polo UAB, foi parcialmente destelhado, mais de 8 postes de eletricidade foram derrubados e uma parte do muro que cerca o depósito de resíduos sólidos também caiu.

Nesta manhã, vários pontos do município se encontram sem energia; e a Secretaria de Infraestrutura e Trânsito está percorrendo as vias nos entornos da cidade para levantar os prejuízos e realizar reparos. De acordo com o Cemtec/MS, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, rajadas estimadas entre 89 e 100 quilômetros por hora atingiram a cidade, o que foi suficiente para causar os vários estragos.

No Polo UAB, equipes já estão se mobilizando para realizar o reparo da estrutura do telhado, que afetou as salas onde são ministradas aulas do curso de eletricista industrial. Quanto ao muro, a Prefeitura já está tomando as medidas cabíveis em relação à estrutura. Vale ressaltar, que a empresa responsável pela construção do muro em torno do lixão foi notificada três vezes pelo setor de Engenharia com relação a irregularidades encontradas na construção, sendo a última em março deste ano.

Conforme o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), a empresa segue responsável pelo período de cinco anos após a conclusão da obra. A Administração não emitiu Atestado de Capacidade Técnica da empresa contratada e de seu responsável técnico e aguardava o início dos reparos solicitados para a contratada; que alegou anteriormente que os problemas encontrados eram devido a variação do solo.

O prefeito Jeferson Tomazoni está acompanhando de perto todo o trabalho; durante a manhã desta quinta-feira (07) ele esteve percorrendo a região para conferir os estragos causados e as ações que estão sendo realizadas nestes locais. Ainda durante a manhã, o prefeito convocou uma reunião para discutir estratégias de ação imediata, principalmente com relação ao muro do lixão.

“Estamos contabilizando os prejuízos após os ventos fortes que atingiram principalmente o quadrante norte da cidade. Em relação ao muro, como cidadão do nosso município, também me sinto indignado e entristecido com que está acontecendo. O setor de Engenharia já notificou várias vezes os responsáveis e agora estamos buscando junto ao departamento Jurídico novas medidas para solucionar prontamente esta questão. O departamento vai analisar o processo licitatório e verificar todas as possíveis penalidades que poderão ser aplicadas aos envolvidos”, disse Jeferson.

Estradas Rurais

De acordo com informações da Infraestrutura, duas frentes de trabalho também estarão atuando no interior com homens e máquinas para recuperar as vias rurais que possam ter sofrido estragos com a chuva.

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066