SAAE investe em tecnologia para melhorar atendimento à população.

| VICTOR CURRALES


Foto: Divulgação

Abastecimento de água é uma preocupação constante, item de primeira necessidade, água encanada é uma dos principais indicadores de qualidade de vida de uma cidade, imagine chegar em casa depois de uma dia todo de trabalho e não ter água na torneira nem para um banho refrescante ou o dia a dia de uma dona de casa sem água para suas atividades do lar.

O sistema de abastecimento que o SAAE utiliza é através de captação subterrânea e conta com uma extensa rede de abastecimento, Através da construção de poços artesianos, essa água é captada e utilizada no abastecimento público.

Para o atendimento na área urbana, o SAAE faz uso de 06 (seis) poços tubulares profundos. O poço mais profundo que o SAAE possui está situado no Bairro Primo Maffissoni com 150 metros de profundidade e vazão de exploração de 22 litros por segundo.

O SAAE de São Gabriel do Oeste precisa controlar e manter em pleno funcionamento todos esses 06 poços artesianos, problemas na rede elétrica, desgaste natural e outros imprevistos podem gerar mal funcionamento das bombas, prejudicando todo o sistema.

A fim de evitar essas ocorrências, diminuir o tempo de resposta nos reparos e identificar problemas assim que eles ocorrem, o SAAE está instalando um sistema de telemetria em todos os poços da rede de captação.  Com uma série de sensores, a telemetria permite monitoramento remoto em tempo real de diversos parâmetros, tais como vazão, temperatura da água, pressão e outros.

De posse desses dados, disponíveis 24h por dia, ao menor sinal de problemas, uma equipe de plantão iniciará o deslocamento para solução no menor tempo possível, evitando perdas e transtornos para a população por falta de abastecimento.

Esse sistema de monitoramento e gestão tem inúmeras vantagens dentre elas estão: Economia no custo do poço graças ao controle do funcionamento da bomba, do consumo de energia e outros serviços (estima-se uma redução de 15 a 40% nos gastos); Economia na logística, uma vez que não é mais necessário que um profissional faça medições e checagens constantes; Aumento da segurança operacional e hídrica; Aumento da vida útil do poço; Previsibilidade dos acontecimentos, o que permite rapidez na tomada de decisões; Otimização dos recursos e Status online do poço no celular ou desktop, em tempo real.

Segundo a presidente do SAAE, Rose Pires O gerenciamento remoto de recursos hídricos oferece a segurança e a eficiência que uma gestão inteligente precisa, gerando rapidez na solução de problemas e economia para a população.

 

 

 
Fonte: Assessoria de Comunicação


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066