Feirinha do JEPP: Alunos de escolas urbanas de Camapuã expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

| VICTOR CURRALES


Foto: Assessoria de Comunicação do SEBRAE/MS

Nesta quinta-feira (18), foi realizada a Feirinha do JEPP em cinco Escolas Municipais de Camapuã. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Camapuã, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas cinco escolas de Camapuã, 863 alunos participaram do projeto e 40 professores foram capacitados. 

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
 
Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Dr. Sudalydio Rodrigues Machado, Escola Municipal Eurico Gaspar Dutra, Escola Municipal Lucas Alves do Valle, Escola Municipal Cláudio José de Lima e Escola Municipal Ernesto Solón Borges-Polo.
 
Segundo o aluno que estuda na Escola Municipal Ernesto Solón Borges-Polo, Marcos Vinícius, o JEPP é uma metodologia diferente do que os alunos estão acostumados. “O projeto veio para nós alunos, com uma proposta diferente e eu gostei bastante. Não tivemos muito tempo para desenvolver os nossos produtos mas acredito que me sai bem. Para a Ferinha do JEPP eu produzi arreio para cavalo, deu muito trabalho, mas eu vi que era capaz e finalizei meu produto”, disse Marcos.
 
De acordo com a aluna da Escola Municipal Ernesto Solón Borges-Polo, Carolina Nunes da Rocha, os desafios fazem parte do processo e do aprendizado. “O JEEP foi maravilhoso, eu aprendi coisas muito diferentes. O produto que apresentei na Feirinha foi o doce de mamão, tive um pouco de dificuldade de encontrar frutas boas para fazer o doce, mas isso é empreender, então eu decidi correr esse risco. Além disso, o doce foi um sucesso e consegui vender todos os produtos”, completou a aluna.
 
Para a coordenadora da Escola Municipal Dr. Sudalydio Rodrigues Machado, Eliane da Silva o projeto desafiou os alunos de diversas formas e estimulou o raciocínio lógico. “No início passamos por algumas dificuldades com os alunos, como por exemplo, a introdução da parte teórica e em alguns momentos da confecção dos produtos. Graças aos nossos excelentes professores, os nossos estudantes foram muito bem instruídos, todas as dúvidas e empecilhos foram conversados até que os alunos chegaram, sozinhos, na solução”, pontuou a coordenadora.
 
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

 

Fonte: Assessoria de imprensa do SEBRAE/MS


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066