Mais de 38 mil Sul-mato-grossenses se preparam para o Enem 2021

Prova ocorre nos próximos dois domingos, no formato digital e impresso

| VICTOR CURRALES


Prova ocorre nos próximos dois domingos, no formato digital e impresso. - Foto: Ilustração

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ocorre nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro. Neste ano, 38.343 sul-mato-grossenses se inscreveram, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta edição, 37.020 optaram por fazer a versão impressa da prova e 1.323 vão realizar o exame no formato digital. As duas modalidades serão aplicadas nos mesmos dias.

Yanka Miller Pires é uma das estudantes inscritas para realizar a prova escrita. Nesta reta final, ela se prepara para fazer o enem pela primeira vez com o sonho de ingressar no curso de medicina. “Devido à pandemia, meu psicológico ficou um pouco abalado e por isso não consegui me dedicar muito, mas minhas expectativas estão medianas”, conta.

A pandemia também foi o que atrapalhou os estudos de Lucas Augusto, que quer cursar engenharia de software. “A minha preparação foi abaixo da média, justamente por conta desse ano de pandemia, não me senti tão preparado e a adaptação não foi tão alta como alguns colegas que querem cursar medicina”, explica o aluno, que também nunca fez a prova antes.

Esse “frio” na barriga de quem se aproxima da data da prova gera dúvidas não só em quem vai fazer o Enem pela primeira vez. “Se eu me sinto preparada? Nenhum pouco, mesmo depois de ter feito muitos simulados. Essa vai ser minha segunda vez e apesar do nervosismo, acho que vou acabar indo bem, na medida do possível”, relata a aluna Acza Vitória Araújo Nantes.

Ao longo do ano, todos, de alguma maneira, estudaram os conteúdos para a prova, agora, nessa reta final, o ideal é revisá-los. Mas para aqueles que sentem que não captaram nada das matérias, o professor de física, Tiago Borges, orienta: “O grande lance agora é tentar relaxar, ir para a prova de maneira tranquila, sem construir pressão aos conhecimentos. Para quem ainda não estudou, é importante dar uma olhada nos ‘gatilhos’, que existem nas disciplinas”.

Para isso, a internet é uma grande aliada. “Nem tudo está perdido, vocês podem acessar a internet e ver os simulados das versões anteriores do Enem, prestar atenção nos assuntos que se repetem e estudar com mais afinco. Também os temas mais atuais, não só do Brasil e do mundo”, aconselha a professora de língua portuguesa, Marlei da Silva Neco Oliveira dos Santos.

Seguindo essa linha, o estudante Murilo Henrique Freire Casara, mesmo estando bem preparado, vai continuar revisando até o dia da prova. “Na escola que eu estudo, a gente conta com professores focados em vestibular, então temos orientação desde o início do ano, a gente sabe o que fazer”, garante.

 

Fonte: Giovanna Dauzacker  

 


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066