Morte do prefeito José de Oliveira Santos (Zé de Oliveira), entristece Rio Verde de Mato Grosso-MS

| VICTOR CURRALES


Ex-prefeito de rio Verde de Mato Grosso-MS, José de Oliveira Santos (Zé de Oliveira) - Foto: Reprodução

Rio Verde de Mato Grosso-MS, perde hoje um de seus mais icônicos e representativo líder político de todos os tempos. Uma liderança política que muito deu, fez e ainda gostaria de continuar dando ao município que tanto amou.

Ele personificou e realçou como ninguém, a prática política. Ganhou e perdeu sempre com dignidade e respeito às regras democráticas, feitos dos grandes líderes.

Superou momentos adversos com equilíbrio ao ocupar os mais diversos cargos políticos com destaque no município, priorizando ações em benefício do povo que governou.

Por último, enfrentou a doença com todas as forças e vontade de viver e continuar servindo a população de sua cidade. Foi abatido por essa terrível enfermidade que vem causando um vazio em famílias há muito tempo.

Vida pública

José de Oliveira Santos, o Zé de Oliveira ou Seu Zé como era carinhosamente conhecido, nasceu em 27 de janeiro de 1945, na região da serra de Maracaju e Pimenteira na zona rural do município de Rio Verde-MS, em 1953, o filho de Ida de Oliveira e Ubaldo do Espirito Santos, José de Oliveira ingressou na política quando foi convidado para ser candidato a vereador, aceitou o desafio e ali começava uma trajetória política vencedora.

Em 1969 foi eleito vereador com 266 votos, em seguida se reelegeu com 401 votos, tendo sido presidente da Câmara Municipal de vereadores em seu segundo mandato, almejando mais, com a população confiando em seu potencial, foi eleito prefeito em 1977 com 4.525 votos, concorreu às eleições para o cargo de Deputado Estadual em 1986, obteve êxito recebendo 7.906 votos.

Posteriormente num momento político histórico, com uma candidatura única venceu novamente as eleições para prefeito em 1988 com 5.164 votos. Em 1996 José Oliveira Santos pleiteou o cargo novamente, venceu as eleições com 6.013 votos, foi para reeleição em 2000 e venceu com 5751 votos e nas eleições de 2020, José de Oliveira Santos foi eleito para seu quinto mandato, com 6.851.

José de Oliveira Santos possui mais de cinquenta anos de serviços prestados ao povo Rio-verdense. Zé de Oliveira um homem simples e inteligente que soube trazer para si a confiança de toda a população. A receita dessa simplicidade pode ser observada nos trabalhos que realizou durante sua vida pública.

Zé de Oliveira, com certeza foi vencedor e tem relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso do Sul e ao município de Rio Verde-MS. Homem que cativou gerações num ciclo do quais muitos se lembram com saudades e boas recordações.

Esses méritos de Zé de Oliveira não podem ser escondidos, esquecidos ou menosprezados, o seu exemplo de austeridade, respeito, seriedade e lisura no trato do patrimônio e dos recursos públicos fazem dele um dos melhores administradores que Rio Verde conheceu em toda a sua história política administrativa.

Homenagens

Por meio de nota oficial e nas redes sociais da Prefeitura, foi divulgado um comunicado confirmando o ocorrido. "Não há dúvidas que José de Oliveira foi um dos mais importantes políticos e homem público do nosso Estado e do nosso município. Diante do ocorrido, só nos resta pedir a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, que se encontram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade", diz a nota.

Uma nota publicada há pouco, traz informações sobre o funeral de Zé de Oliveira com uma missa de corpo presente que será realizada amanhã 23/11, às 7h00 e em seguido o sepultamento no Cemitério Santo Antonio II. Além disso foi também decretado Luto Oficial em todo o território de Rio Verde, com hasteamento da Bandeira do município a meio mastro em todas as repartições públicas do município.

 

Fonte: Victor Currales


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066