São Gabriel registra melhor índice de isolamento social do Estado pelo segundo domingo consecutivo

| VICTOR CURRALS


São Gabriel do Oeste e suas ruas deserta durante o período de lock-down - Foto: Assessoria de Comunicação da PMSGO

Com 73,5% da população são-gabrielense aderindo às medidas de isolamento social neste domingo (26), São Gabriel alcançou mais uma vez o melhor índice de isolamento social do Mato Grosso do Sul. Este foi o segundo final de semana de lockdown na cidade, com restrições para circulação de pedestres, ciclistas e veículos e com a paralisação das atividades sociais e econômicas.

Os dados foram informados em um boletim divulgado pelo Governo do Estado na manhã desta segunda-feira (27), as informações são obtidas através de um sistema que faz o monitoramento diário, com base no gerenciamento da localização dos celulares. No sábado, o isolamento social no município foi de 43,6%; um índice menor, visto que as medidas restritivas começaram a valer após as 13h.

Durante o final de semana, as equipes de fiscalização continuaram a flagrar pessoas insistindo em desrespeitar as medidas adotadas. Para fazer um controle maior, o Comitê decidiu pela instalação de quatro barreiras nas pontes que interligam os bairros da cidade – a mobilização auxiliou no controle do fluxo de pessoas pelas ruas do município. Além dos pontos, a fiscalização intensificou as rondas e realizou mais de 200 notificações.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, as abordagens buscaram conferir o destino das pessoas que estavam entrando no município ou transitando nas ruas e avenidas durante o lockdown. “Aos fiscais, foi orientado que anotassem as placas dos veículos e questionassem o motivo do deslocamento na cidade. Com a liberação dos serviços de delivery, o fluxo de motocicletas aumentou muito neste final de semana, mas também abordamos várias pessoas que estavam vindo do trabalho e de fazendas”, comentou. Roberto ainda informou que era solicitado aos que estavam em trânsito, sem necessidade, para que retornassem para suas casas.

Rio Verde de Mato Grosso, que também decretou lockdown, registrou o quarto melhor índice com 61,6%. Já em Coxim, o índice de isolamento social no domingo foi de 55,2%. Em Sonora, onde o prefeito revogou o decreto que determinava lockdown, o índice foi de 47,4%. Autoridades de saúde afirmam ser necessário que 70% da população fique em casa para retardar o avanço da covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde. 

Números

A cidade totaliza 445 pessoas infectadas pela Covid-19, destas, 246 já estão recuperadas, oito estão hospitalizadas – quatro no Hospital Municipal da cidade e quatro em Campo Grande; 191 estão em isolamento domiciliar.

O município registra ainda quatro óbitos confirmados pela doença. A Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado de 39 amostras encaminhadas ao Lacen.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMSGO


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066