DENGUE 2022: São Gabriel implanta força-tarefa para conscientização e combate à dengue.

| VICTOR CURRALES


Todos os bairros da cidade receberão a ação. A medida visa reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti - Foto: Assessoria de comunicação

Em meio à pandemia de Covid 19 e suas variantes uma outra ameaça à saúde pública aparentemente ficou esquecida pela população e agora precisamos unir esforços para conscientiza e combater essa ameaça, a Dengue e demais doenças transmitidas pelo AEDES AEGHYPT estão avançando e é preciso agir. De janeiro a 12/02/2022 já foram 201 casos notificados e um total de 18 casos positivos, um dos maiores agravantes desse avanço é a coinfecção de Dengue e Covid.

Para tomar medidas preventivas e impedir que o mosquito se prolifere e agrave ainda mais os casos de dengue em nosso município, a melhor atitude é eliminar os depósitos que acumulam água. Esses locais são propícios para a criação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A dengue pode matar, tanto quanto o COVID, e a zika e chikungunya podem deixar sequelas para o resto da vida.

Estamos diante de um grave problema de saúde pública que todos os anos nesta época nos preocupa. Nosso desafio é trabalhar a consciência de cada cidadão quanto aos fatores que determinam estas doenças.

Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é um dever de todos nós, todo cidadão preocupado com a saúde da sua família e da sua comunidade deve manter o quintal do seu imóvel limpo e livre de depósitos que permitem a criação do mosquito Aedes aegypti.

Receba o agente de saúde em sua residência durante as visitas.

Onde há casos de dengue confirmados, estão sendo realizados bloqueios mecânico e químico. Onde os agentes comunitários de saúde fazem o bloqueio mecânico, que consiste em retirar todos os depósitos passiveis de acumular água. Em seguida, os agentes de combate às endemias realizam o bloqueio químico. Logo iniciaremos a aplicação de inseticida com UBV Pesado (FUMACÊ), por conta do aumento do número de casos de dengue.

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e saiba o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer.

A melhor forma combater mosquito e prevenir as doenças transmitidas por ele é eliminar seus possíveis criadouros. Seguem algumas orientações que a população deve realizar, pelo menos uma vez na semana:

·         Verificar caixas d’água está bem tampada.

 

·         Deixar as lixeiras bem tampadas.

 

·         Eliminar pratos d plantas ou colocar areia.

 

·         Recolher e acondicionar o lixo do quintal.

 

·         Limpar as calhas.

 

·         Cobrir as piscinas.

 

·         Tampar vasos e ralos de banheiros em desuso.

 

·         Limpar bandeja externa da geladeira.

 

·         Limpar a guardar as vasilhas dos bichos de estimação.

 

·         Limpar a bandeja coletora de água do ar condicionado.

 

·         Cobrir bem todos os reservatórios de água.

 

 

 
Fonte: Assessoria de Comunicação


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066