São Gabriel do Oeste
Formação Continuada: Prefeitura realiza aula inaugural de mais uma turma de libras
| VICTOR CURRALES
A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio do Departamento de Formação Continuada e Permanente e Centro de Qualificação Profissional, realizou na noite desta segunda-feira (07), mais uma aula inaugural do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto “Mãos que Falam” está em seu segundo ano e já formou, até agora, mais de 100 pessoas.
De acordo com a diretora do departamento, Lourdes B. Pitchenin, 40 pessoas participaram deste primeiro momento que aconteceu no auditório da Acisga (Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste), parceira na realização do projeto. Ainda nesta semana duas outras turmas do curso de Libras, no formato avançado, também devem iniciar o trabalho de formação.
Entre os inscritos e participantes estão os servidores que trabalham nas escolas do município, Cmeis, servidores do administrativo municipal, além de funcionários de empresas da cidade. O objetivo do curso é garantir uma maior acessibilidade pelo público com deficiência auditiva aos serviços oferecidos, tanto pelo município, quanto pelas empresas e comércios locais.
O curso será ministrado por professores intérpretes da cidade, que estiveram presentes e apresentaram um pouco dos conhecimentos que serão adquiridos durante a realização do “Mãos que Falam”. Além da Acisga, o projeto tem como parceiros as empresas Aurora Alimentos, Boibras e Cooasgo.
Estiveram presentes no ato, o vice-prefeito Valdecir Malacarne, que fez a abertura da aula e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha.
Libras
A Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil. A educação de surdos no país – que resultou na criação da Libras – remonta à instalação da primeira escola para surdos no século XIX.
O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial pela Lei nº 10.436. Isso foi resultado de ampla mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos.
Fonte: Assessoria de comunicação
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária
PRIMEIRA PÁGINA
Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro