![](/userfiles/uploads/banners/da4fb5c6e93e74d3df8527599fa62642_1.gif)
Saúde
Vacina contra novo coronavírus pode estar disponível em janeiro de 2021
Imunológico é produzido por um laboratório chinês, em parceria com o Instituto Butantan
| VICTOR CURRALES
O governador de São Paulo, João Doria, disse na segunda-feira (27) que a vacina contra o novo coronavírus produzida por um laboratório chinês, em parceria com o Instituto Butantan, poderá estar disponível para a população brasileira a partir de janeiro de 2021. Isso, segundo o governador, vai depender se os testes da vacina forem bem-sucedidos.
“Já no final do ano, não havendo intercorrências na terceira fase de testes, poderemos iniciar a produção da vacina em dezembro e imediatamente iniciar a vacinação de milhões de brasileiros”, disse Doria. No entanto, nem toda a população brasileira poderia ser vacinada em janeiro já que a produção ainda seria insuficiente para vacinar todo mundo. A expectativa é que inicialmente 60 milhões de pessoas no país sejam vacinadas.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a Fase 3 vai demonstrar se a vacina produz anticorpos contra a Covid-19 e se essa produção de anticorpos é sustentada, ou seja, se isso é mantido por um tempo prolongado.
“Como estamos no meio de uma pandemia, nada mais justo que as autoridades sanitárias promovessem emergencialmente a liberação. Se tenho segurança e estou produzindo anticorpos nesses três meses, vamos utilizar [a vacina para a população]. Claro que todo o estudo deve continuar até para saber se vai precisar dar doses de reforço com o decorrer dos anos”, justificou Gorinchteyn.
A CoronaVac, como foi batizada essa vacina, está na Fase 3 de testes em humanos, que está sendo realizada também no Brasil. Ao todo, os testes com a CoronaVac serão realizados em 9 mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto Butantan, e o custo da testagem é de R$ 85 milhões, pagos pelo governo.
Caso seja comprovado o sucesso da vacina, ela começará a ser produzida pelo Instituto Butantan.
Fonte: Agência Brasil
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS
![Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses](/userfiles/uploads/imagens/materias/2025/02/thumbs/df2df1d2209f2c3a8685bc74582e5588_1.jpg)
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
![Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária](/userfiles/uploads/imagens/materias/2025/01/thumbs/d7f0ab1fa405e7f06218363f08af5bfa_1.jpg)
Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária
![](/userfiles/uploads/banners/c74d97b01eae257e44aa9d5bade97baf_2.jpeg)
PRIMEIRA PÁGINA
Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro