São Gabriel do Oeste realizou Seminário Regional de Políticas Públicas LGBT

| VICTOR CURRALES


O prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni (Direita), prestigiou o evento - Foto: Victor Currales

A prefeitura de São Gabriel do Oeste-MS, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência social, realizou na manhã desta quinta-feira (05/05/2022, o Seminário Regional de Políticas Públicas LGBT +, promovido pela Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT de Mato Grosso do Sul – SUBLGBT/MS.


O seminário faz parte do calendário de ações realizadas em alusão aos 11 anos da Lei Nº 4.031, de 26 de maio de 2011, que instituiu o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Mato Grosso do Sul, comemorado anualmente no dia 17 de maio.

O objetivo da ação é fortalecer a municipalização, regionalização, articulação e implementação das políticas públicas LGBT, tendo como norte as ações previstas no Pacto MS+ Amor, bem como oportunizar formação na temática de Gênero e Diversidade Sexual.

O seminário foi aberto a comunidade e reuniu gestores, técnicos e servidores públicos municipais e estaduais para discutir os avanços das políticas públicas voltadas à população LGBT.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, onde foram apresentadas ao município dados e levantamentos do trabalho realizado no Estado, além de dialogar junto aos presentes sobre o atendimento e ações de enfrentamento a violência LGBTfóbica, como também a promoção da cidadania à população LGBT+ em São Gabriel do Oeste.

Segundo o Subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBT do MS, Leonardo Bastos, o maio da Diversidade é uma ação do Governo do estado em razão do dia 17 de maio que é uma data emblemática dia de luta contra a homofobia e nós estamos agora trabalhando com a rede socioassistencial, com os profissionais da educação e saúde, s conceitos para a temática LGBT, da política com vistas para que esses profissionais recebendo essas informações eles possam aprimorar ainda mais o atendimento a essa população.

“Nosso grande desafio é engajar a sociedade de uma forma geral e em especial a população de São Gabriel do Oeste ao combate de todas as formas de violência contra a população LGBT”, esclarece Leo Bastos.  

A Secretária Municipal de Assistência Social de São Gabriel do Oeste, Rosane Moccelin, disse a nossa reportagem que a idéia de trazer para o município essa temática, foi em função da campanha Maio da Diversidade, que é uma campanha do Governo do Estado do MS, falando especificamente do enfrentamento e violência contra essa população.

Segundo ela, a população LGBT+, faz parte de uma minoria dos atendimentos da Assistência Social que precisam ser atendidos e valorizados a cada dia. Em São Gabriel do Oeste, a temática já é debatida em nossos CREASS, em nossos serviços de convivência.

“E a idéia foi trazer a sociedade, as políticas de saúde, educação e assistência para vir aqui hoje discutir no que é possível avançar, no que podemos melhorarmos atendimentos a essa população, que está em todos os lugares e a legislação combate esse tipo de violência, valoriza o atendimento correto, a forma de tratamento pronominal correto, ou seja, treinar nossa rede conversar com a população a apoiar essa temática”, esclareceu a secretária Rosane Moccelin.


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066