Mato Grosso do Sul
Máximo Romero: personalidade importante para a história de Guia Lopes da Laguna
Nascido em 11 de maio de 1928, se estivesse vivo estaria completando 95 anos
| VICTOR CURRALES
Máximo Romero, nascido em 11 de maio de 1928, no município de Bela Vista, serviu ao Exército Brasileiro (EB) por mais de 30 anos na 2ª Cia Fron., em Porto Murtinho-MS. Quando ainda era Cabo EB comandou o Destacamento do EB, em Quebracho, quando ainda existia a Quebracho do Brasil, onde nasceram alguns de seus filhos. Casado com Georgina Villasanti Romero, que até hoje reside em Guia Lopes da Laguna e se encontra atualmente com 83 anos de idade.
Máximo Romero e Georgina Villasanti Romero tiveram cinco filhos, Neucy, Hilton, Vania, Marcio e Alirio. Atualmente estão acrescentados a família mais doze netos e sete bisnetos. Ainda como Sgt EB na 2ª Cia Fron., comandou também o Dst. EB da Ilha da República, quando abrangia o Dst. EB da Foz do Apa e o Dst. EB Ingazeira. Faleceu em 1995, em Guia Lopes da Laguna.
Quando deixou o Exército Brasileiro onde trabalhou por mais de 30 anos 2ª Cia Fron., fora transferido para a Reserva Remunerada em maio de 1974. Já em 1977 ainda no antigo Estado de Mato Grosso recebeu o convite para ser nomeado Delegado de Polícia Civil em Porto Murtinho, conforme Decreto do então Governador de Mato Grosso José Garcia Neto de 26 de abril de 1977, conforme ato abaixo:
Após a divisão do Estado, já em Mato Grosso do Sul foi nomeado Delegado de Polícia Civil no município de Bonito e Guia Lopes da Laguna e eventualmente na Delegacia de Polícia Civil de Jardim, quando do afastamento de seu titular, que atualmente se transformou no Estabelecimento Penal Máximo Romero.
Com o seu falecimento ocorrido em 04 de novembro de 1995, a população lagunense através de um abaixo-assinado de iniciativa dos senhores Pedro Luis Antunes, Volney Lima, Marcio Mota Pereira (in memorian), Túlio Barbosa e Jadir Aparecido de Souza colheram um expressivo número de assinaturas e encaminharam ao então Presidente da Câmara de Vereadores de Guia Lopes da Laguna, Vereador Ricardo Ferreira Barbosa (in memorian), para que fosse denominado o Centro Esportivo como Ginásio de Esportes Máximo Romero. Diante disso a Câmara Municipal aprovou a Lei Municipal nº 648/95 de 04 de dezembro de 1995, sancionada pela então Prefeita Municipal Crescência Vogado Scheuer, conforme abaixo:
Como na época a administração do Ginásio de Esportes ainda pertencia ao Governo do Estado foi necessário também uma Lei Estadual para que o Ginásio de Esportes de Guia Lopes da Laguna finalmente fosse denominado Ginásio de Esportes Máximo Romero.
Foi exatamente por esse motivo que o então Deputado Estadual Roberto Orro, na época Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, apresentou o Projeto de Lei nº 197/95, Processo nº 233/95 que teve como relator do Projeto de Lei, o também Deputado Estadual Jerson Domingos, tendo sido aprovado por unanimidade.
Diante disso, o Governador Wilson Barbosa Martins sancionou a Lei Estadual nº 1644, de 27 de dezembro de 1995 que denominou o GINÁSIO DE ESPORTES MÁXIMO ROMERO, conforme abaixo:
O Estabelecimento Penal de Jardim que atualmente é administrado pela AGEPEN, quando da sua ativação em 2008, recebeu a denominação ESTABELECIMENTO PENAL MÁXIMO ROMERO. Tal iniciativa foi através de um Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Estadual Ary Rigo (in memorian), aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Diante disso, o Poder Executivo Estadual sancionou a Lei nº 3.555 de agosto de 2008 que fora sancionada pelo então Governador André Puccinelli, conforme abaixo:
A história construída por Máximo Romero e Georgina Villasanti Romero em Mato Grosso do Sul, mais propriamente na região sudoeste é baseada nos valores éticos, na inabalável postura moral, humana e na fé cristã.
Fonte: Texto e fotos de arquivo pessoal.
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária
PRIMEIRA PÁGINA
Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro