A imprensa Publicou... Nº 03

| VICTOR CURRALES


Victor Currales - Jornalista e Corretor de Imóveis

CPI

Passados os primeiros momentos da inédita propositura para abertura de uma CPI que irá investigar possíveis irregularidades na FUNSAUDE de São Gabriel do Oeste, a hora agora é de trabalho e muita responsabilidade, já que a mesma é um órgão próprio do Poder Legislativo, instituído especialmente para  o caso, com poderes de investigação similares aos do judiciário, a fim de apurar, dentro do prazo estipulado em Lei, fato ou fatos apontados e denunciados conforme Ofício 045/2023 do Conselho Municipal de Saúde.

CPI-I

O Requerimento foi assinado por sete vereadores, tendo como primeiro signatário o Vereador Frederico Marcondes Neto. Segundo ele, a CPI deverá investigar e apurar fatos e condutas específicas, denunciada pela Comissão de Acompanhamento, Fiscalização de Execução Orçamentária e Financeira, que envolvem as despesas correntes referentes ao ano 2022.

Membros da CPI

O Diário Oficial do Município, publicou na quarta-feira (13/03), os parlamenteares que farão a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis irregularidades apontadas nos documentos enviados pelo Conselho Municipal de Saúde. Foram nomeados os Vereadores Frederico Marcondes Neto (Podemos), Vagner Trindade (PSDB), Ramão Gomes (MDB), Edson Tozetto Baggio (Republicanos), e Rogério Rohr (PSD) para compor a Comissão.

Presidente da CPI

O Presidente da CPI será o Vereador Frederico Marcondes Neto, já que foi o primeiro signatário apontado no requerimento protocolado na Casa de Leis para constituição da Comissão. O relator de todo o processo deverá ser escolhido entre os Vereadores membros.

Desafios da CPI

Nesta primeira parte, a coluna foi dedicada à análise e reflexão dos deveres e obrigações da CPI, bem como as razões que poderão contribuir para colocar gestores no fundo do poço ou no pico da glória, sejam eles prefeito, vereadores, secretários ou gestores. O que se espera é que o resultado desta CPI não seja uma pesquisa de avaliação de imagem. O roteiro a seguir, tem o escopo de colocá-los na sala de aula da responsabilidade e credibilidade.

Representação popular

Representar o povo significa escolher as melhores alternativas para propiciar bem-estar. Discurso demagógico para amenizar as dores das periferias angustiadas não vai resistir ao tempo. O apoio que o povo dá ao político, hoje, poderá, amanhã, ser retirado. O governante sério se preocupa com rumos permanentes e medidas condizentes com as demandas das populações.

Realidade

Atualmente não dá mais para alguém se esconder. Erros, equívocos, corrupção e até mesmo improbidades, é claro, não acabarão. Mas é preciso atentar para o fato de que as denúncias sobre esses fatos constituem o prato predileto das redes sociais e das mídias. Alguém pode estar ingerindo um alimento indigesto e amanhã todo mundo ficará sabendo. A hora requer transparência e responsabilidade.

Promessas 

Não se deve prometer o que não se poderá cumprir. O momento exige verdade, sinceridade. Alegorias, promessas mirabolantes, planos fantásticos acabam sendo cobrados pelo cidadão.

Por isso...

O homem público não precisa se vestir com a roupa de Deus. A honraria que os cargos conferem é passageira. Mandatos pertencem aos eleitores. Ser simples não é deixar se fotografar com crianças no colo, ou comer cachorro quente na esquina e gesticular para os transeuntes. Simplicidade é pensar bem, dizer bem e agir com naturalidade. Sem artimanhas e maquiagens. O marketing da atualidade se inspira em verdade.

Nota alta

Para a Banda Municipal de São Gabriel do Oeste que, neste sábado (16/09), obteve o primeiro lugar em sua participação no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras 2023. A administração municipal fará uma recepção neste domingo (17/09), na entrada principal da cidade e com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e em seguida farão um cortejo da vitória na Avenida Getúlio Vargas e retornando até a Praça da Matriz, onde os receberão com agradecimentos e parabenizações.

Futuro comprometido ou possibilidades abertas?

A Inteligência Artificial (IA) tem sido objeto de grande discussão nos últimos tempos, em âmbitos privado e público. Não é surpresa que a tecnologia vem transformando rápida e profundamente a sociedade e, portanto, gerando preocupações sobre o futuro.

No entanto

Considerando, então, o novo mercado surgindo e a criação de cursos nas áreas de tecnologia, é possível afirmar que a Inteligência Artificial não está ameaçando o futuro do trabalho, mas sim criando uma nova configuração para ele.

Passos para o futuro

No entanto, caberá a sociedade e aos governantes, exigir e formular políticas públicas e alianças entre o setor público, privado e universidades para que as oportunidades sejam distribuídas em todo o Brasil e ofertadas a todas as classes sociais, de forma a diminuir as desigualdades, e não as aumentar.

Efeito colateral

Para tal, o debate precisa ser aprofundado e abordado a partir de uma visão multidimensional, pois, a diferença da IA para as outras tecnologias está no fato de ela possuir o potencial de aumentar o desemprego no campo da mão-de-obra qualificada, não apenas nos setores que exigem baixa qualificação.

A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade.

 

Victor Currales – Jornalista e Corretor de Imóveis

 


Victor Currales

Victor Currales

Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066