480 empresas de São Gabriel do Oeste buscam Certificação de Biossegurança para retomada da economia

| VICTOR CURRALES


A Certificação de Biossegurança instituída pela parceria entre a Acisga-Associação empresarial de São Gabriel do Oeste, Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Denvolvimento Econômico, SEBRAE, SENAC, SESI, FAEMS e FIEMS, resultou na gratuidade dos custos da certificação e capacitação de biossegurança para os empresários de São Gabriel do Oeste. 

A iniciativa visa informar a situação de segurança do comércio físico do município com relação ao cumprimento das normas de higiene e prevenção definidas na pandemia de covid-19. Muitos especialistas não recomendam a reabertura do comércio por conta das atuais taxas de transmissão e do número de casos de Covid no Brasil. Mas com a reabertura gradual e a flexibilização do isolamento social em muitas cidades brasileiras, essa certificação de cumprimento de certos protocolos de saúde ajudam a reduzir as chances de contágio pelo vírus.

O Certificado de Biossegurança, será entregue a empresa para ser divulgado e exposto na entrada do estabelecimento, para informar ao consumidor que o lugar segue boas práticas de prevenção, como: Disponibilização de equipamentos de proteção individual (funcionário de máscaras, álcool em gel para clientes); Atitudes preventivas (lavagem das mãos, distância entre as pessoas); Mudanças de estrutura (nos provadores de lojas de roupas ou nas mesas em restaurantes, por exemplo).

São Gabriel do Oeste

480 empresas do município, estão recebendo capacitações e treinamento dos protocolos de segurança para prevenção e combate ao covid-19. A certificação é essencial para a segurança da comunidade são-gabrielense, para que não se faça mais necessário medidas restritivas como o toque de recolher, ou ainda outro período de Lock-down.

Os estabelecimentos que tem o certificado de biossegurança e cumprem com as normas de combate e prevenção não serão prejudicados com restrições de funcionamento, como poderá ocorrer com aqueles que descumprem com o protocolo.

Números

Pelo SENAC, estão sendo orientadas segundo a Acisga, 28 empresas da área de gastronomia e 26 empresas da área de beleza e cuidados pessoais. Já pelo SESI, foram 98 empresas de diversos seguimentos, com a previsão de que até o final de setembro todas as 480 empresas inscritas no programa de certificação tenham terminado o ciclo do programa.

Atitudes

A certificação analisa e orienta as atitudes em relação aos funcionários e consumidores. "Por exemplo, não adianta todos os vendedores estarem protegidos, mas deixarem um cliente entrar sem máscara. O estabelecimento também precisa exigir que os consumidores cumpram as normas em suas dependências.

Para Everson Rezzieri, presidente da Acisga, as adequações são um grande desafio. "Nós brasileiros, culturalmente passamos a vida inteira treinando nosso time para proporcionar uma visita ou abordagem sensorial, de encantamento, para o cliente. Agora, não pode dar um abraço, ou ter um contato mis próximo do cliente, não experimentar nada, no máximo um spray de uma fragrância. O foco agora é lavar as mãos", explica.

Segundo ele, o desafio maior é manter o distanciamento social adequado dentro dos estabelecimentos, que costumam ser pequenas. "Nossa orientação para os funcionários é sempre dar um passo para trás quando se comunicar com um cliente", diz Everson, que acredita que a certificação vai passar mais confiança aos consumidores, principalmente os que estão em isolamento e buscam também cumprir os protocolos de segurança há mais tempo.

 

Fonte: Victor Currales - DRT/MS 1320


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