Projeto Geladeira Literária leva acesso à leitura para crianças e adultos em São Gabriel do Oeste

| VICTOR CURRALES


Escritores são-gabrielenses, foram convidados para o lançamento do Projeto Geladeiras literárias - Footo: victor Currales

Quem passar por uma das unidades da Estratégias de Saúde da Família, pelas Secretarias Municipal de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico ou nas empresas como a Cooasgo, Aurora Alimentos e a Boibras, e gostar de ler tem a partir de agora, uma proposta inusitada: As Geladeiras Literárias. Ou seja, eletrodomésticos de cozinha antigos e inutilizados que agora guardam livros.

O projeto “Ser Mais Leitor”, foi idealizado pela Departamento de Formação Continuada e num ato simbólico ocorrido na manhã desta quinta-feira (13/08), entregou as 19 geladeiras literárias. Segundo a Coordenadora do Departamento de Formação Continuada da prefeitura de São Gabriel do Oeste-MS, Lourdes Pitchenin, o projeto visa, sobretudo, a valorização dos servidores municipais, contribuir com o meio ambiente e incentivar o gosto pela leitura, resgatando a autoestima e autoconfiança no exercício da cidadania.

19 Geladeiras Literárias foram disponibilizadas para a população

Mais que leitura 

Além de ampliar o acesso aos livros, o projeto tem como objetivo disseminar valores e conceitos que extrapolam o hábito de leitura. Segundo Lourdes Pitchenin, o Geladeira Literária é uma provocação social construtiva sobre valores como troca, doação, integração entre pessoas e cuidado com o bem público.  

“Estamos trabalhando compartilhamento, cidadania e responsabilidade com o que é de todos. As crianças são grandes incentivadoras do projeto e aprendem que o livro não precisa ser exclusivo. É possível e recomendável dividir o conhecimento com quem está ao redor e tem menos oportunidades de acesso à educação”, destaca. 

A coordenadora do Programa dde Formação Continuada da prefeitura de São Gabriel do Oeste, Lourdes Pitchenin, explicou os objetivos do projeto - Foto: Victor Currales

O evento aconteceu no Centro de Qualificação Profissional Orlando Picetti e contou com a presença de secretários municipais como a Secretária Municipal de Saúde, Francine Basso, da Secretária Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Maria Irene R Eibel, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior, da Secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin, e da Secretária Municipal de Administração e Finanças, Osana  Nogueira Ramos, do Presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Malacarne e o Prefeito Jeferson Tomazoni.

Um fato marcante no evento foi a de vários escritores são-gabrielenses como o Vereador e Mestre em Educação, Marcos Paz, a jovem escritor e professor Vitor Amadeu, que puderam falar de suas motivações e histórias que os levaram a escreverem e imortalizarem suas obras. Além deles, marcou também a presença da escritora campo-grandense, Mara Calvis, poetisa e membro da Academia Feminina de Letras e Arte de Mato Grosso do Sul, onde ocupa a cadeira 35.

Para o prefeito Jeferson Tomazoni, a ação pretende fazer circular as obras, como uma semente que dê bons frutos. Buscamos diversificar muito bem os títulos e gêneros dos livros.

“A ideia é simples, qualquer pessoa pode abrir a geladeira, escolher um livro, levar para casa pelo tempo que quiser e devolver em um dos locais onde ficarão as 19 geladeiras do projeto na cidade”, explicou o prefeito Jeferson Tomazoni, um grande entusiasta e incentivador do projeto.

Finalizando o evento Lourdes Pitchenin, agradeceu a presença de todos fazendo questão de destacar os parceiros do projeto como as Secretarias Municipais, a Comunidade de São Gabriel do Oeste, as Escolas Municipais, a Fundação Educacional Cristo Rei e as empresas Cervieri e D´Paula Refrigeração.

 

Fonte: Victor Currales DRT/MS 1320 


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066