Acisga comemora o sucesso do programa de Certificação de Biossegurança

Senac-MS finaliza atendimento de biossegurança para salões de beleza, escolas e restaurantes em São Gabriel do Oeste

| VICTOR CURRALES


O empresário Arceni Antonio da Rosa, recebeu o certificado simbólico das mãos da consultora Meiryelle Deboleto Oliveira

Empresas e o comércio de São Gabriel do Oeste, finalizaram a etapa do Programa de Certificação de Biossegurança, por intermédio de consultoria e orientações, os comerciantes sobre a retomada das atividades obedecendo normas de biossegurança.

Com foco na remodelagem dos processos de atendimento, essa consultoria orientou sobre boas práticas de biossegurança e higiene para os diversos processos e setores existentes nas empresas em fase de reabertura durante e pós COVID-19, com todo os cuidados necessários.

Além disso, o programa de certificação propôs uma postura dos empresários e colaboradores com relação aos processos adequados às legislações sanitárias vigentes e ao novo cenário durante e pós COVID-19, com uma visão gestora orientada quanto às boas práticas de higiene e biossegurança, ações que aumentaram a credibilidade da empresa junto ao cliente em relação aos cuidados e normas de biossegurança.

Uma nova visão gestora orientada quanto às boas práticas de higiene e biossegurança - Foto: Victor Currales

Atendimentos

O Senac-MS realizou 96 atendimentos a empresas em São Gabriel do Oeste por meio do Sebrae Orienta para implantar o Programa de Certificação em Biossegurança para preparar as empresas do município a retomarem o curso normal da economia.

No segmento do ramo alimentício foram 44 empreendimentos, no de beleza 36 e de educação 4. O programa é uma parceria entre Sebrae/MS e Senac/MS para o funcionamento seguro do comércio.

Para a consultora do Senac/MS, Meiryelle Deboleto Oliveira, o impacto que esse programa teve no comércio de São Gabriel do Oeste, foi muito positivo, porque foi possível ver e acompanhar todas as melhorias, desde o setor de produção, atendimento, além da segurança observadas dentro dos critérios da biossegurança, que foram ligados com pontos estratégicos entre os clientes/empresários/colaborador.

“A qualidade e a certificação desse comércio, foi o maior ganho com é sem dúvida nenhuma um valor agregado que o diferenciará no mercado. Ressaltando ainda que cada cliente nosso foi acompanhado e avaliado de forma individual, que depois de feito a avaliação foi traçado um plano de ação para um dentro da sua realidade e setor”, explicou Meiryelle.     

O Programa

A Certificação de Biossegurança, foi instituída pela parceria entre a Acisga-Associação empresarial de São Gabriel do Oeste, Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, SEBRAE, SENAC, SESI, FAEMS e FIEMS, que resultou na gratuidade dos custos da certificação e capacitação de biossegurança para os empresários de São Gabriel do Oeste. Com consultoria gratuita, os empresários receberam diagnóstico, implantação e certificação priorizando a adequação no ambiente de trabalho; rotinas em tempo de Covid-19; cuidados com as pessoas e validação das implantações pelo negócio.

Para a gerente de produtos Senac/MS, Gilka Trevisan, é gratificante para o Senac/MS, atuar junto a essas empresas num momento tão complexo como esse e contribuindo para a reabertura de negócios de forma segura, além de contribuir com informações e orientações sobre o próprio negócio e outras que estamos ofertando, além da biossegurança.

Ao cumprir 100% das boas práticas de prevenção previstas na consultoria, os empresários receberam uma certificação do programa. O empresário que estiver orientado quanto aos procedimentos de biossegurança vai ter um diferencial no mercado e, isso, vai repercutir no seu atendimento, na forma como lida com o público.

“O Relacionamento é a grande ferramenta que o empresário terá de usar para conquistar e fidelizar a clientela e é uma questão que passa pelas ações de biossegurança”, explica Gilka Trevisan.

Já o presidente da Acisga-Associação empresarial de São Gabriel do Oeste, Everson Rezzieri, acredita que foi realizado um grande serviço, e não só para os empresários e empreendedores, mas para a população. Tirando dúvidas e orientando.

“Percebemos que devemos continuar à medida que a retomada das atividades for avançando. Rezzieri, destacou também a receptividade e a assertividade da iniciativa. Fiz questão de participar de algumas etapas desta primeira fase e ouvi de muitos comerciantes elogios entusiasmados ao projeto, que serviu como um balizador para a retomada com a devida cautela e com toda a responsabilidade. Tudo isso é fundamental para que possamos ratificar cada passo na abertura da economia”, disse o presidente da Acisga.

O setor produtivo sabe de sua responsabilidade em relação ao cumprimento dos protocolos e de evitar aglomerações como medidas preventivas para a contaminação pelo novo Coronavírus, bem como a importância de seguir à risca o plano de reabertura gradual.

É o caso do Hortifruti da Indy, do empresário Arceni Antonio da Rosa, que recebeu o certificado simbólico das mãos da consultora Meiryelle Deboleto Oliveira, em função de que seu estabelecimento adotou todos os requisitos de biossegurança previstos na consultoria em protocolos de segurança Covid-19.

 

Adequação no ambiente de trabalho e novas rotinas em tempo de Covid-19, credibilizam e fidelizarão clientes - Foto: Victor Currales

Fonte: Victor Currales


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066