Campus Coxim abre III Semana do Livro e da Biblioteca do IFMS

Realizado de forma virtual até sexta-feira, 6, evento oferece uma série de atividades com temáticas como uso de aplicativos na elaboração de referências bibliográficas e escrita científica

| VICTOR CURRALES


Foto: Divulgação

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza a partir desta terça-feira, 3, a terceira edição da Semana do Livro e da Biblioteca. Este ano, as atividades do evento são oferecidas de forma virtual.

A bibliotecária do campus, Vera Lucia Porto, explica que o evento é realizado em alusão ao Dia do Livro, comemorado em 29 de outubro, ao Dia da Poesia, celebrado em 31 de outubro, e à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, cuja data original da comemoração é de 23 a 29 de outubro.

"O evento é realizado desde 2018 com objetivos como compartilhar conhecimento, incentivar a leitura e apresentar fontes de informações científicas confiáveis. Nesta edição totalmente online, fomos em busca de assuntos relevantes com intuito de apoiar nossos estudantes na jornada acadêmica, assim como o público em geral", ressalta Vera.

Até sexta-feira, 6, qualquer pessoa interessada pode participar de cursos e minicursos sobre temáticas como uso de aplicativos na elaboração de referências bibliográficas, escrita científica, funcionamento do Portal da Capes, usabilidade da biblioteca virtual e hábitos de leitura.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em formulário eletrônico.

Programação - O evento será aberto nesta terça-feira, 3, às 14 horas, com o curso "Integração dos aplicativos Mendeley e Word para gerenciamento de citação e referências bibliográficas em trabalhos científicos".

Mendeley é uma solução gratuita para armazenar, organizar, compartilhar, ler e fazer anotações em documentos contidos na biblioteca. É também uma rede social com fins exclusivamente científicos e acadêmicos para gerir publicações online e conectar-se com outros pesquisadores da área de interesse

A partir das 19 horas, tem início um curso sobre escrita científica, em que os participantes irão receber informações sobre a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e artigos.

Na quarta-feira, 4, é possível fazer um minicurso sobre o funcionamento do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Um minicurso sobre a usabilidade da Biblioteca Virtual Person, utilizada por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do IFMS, pode ser feito na quinta-feira, 5.

Na sexta-feira, 6, às 14 horas, tem minicurso sobre hábitos de leitura e, a partir das 19 horas, um bate-papo sobre produções acadêmicas do Campus Coxim, além das temáticas livro, leitura e biblioteca.

A programação completa está disponível na página do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do IFMS/Juliana Aragão


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066