
Agronegócios
MP da Regularização Fundiária vai combater a grilagem de terras, afirma ministra
Durante audiência na comissão mista que analisa a Medida Provisória 910/2019, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou que a tecnologia vai resgatar um “problema secular da Amazônia' da falta de regularização das terras
| FPA AGROPECUáRIA
A MP da Regularização Fundiária vai combater a grilagem de terras. Essa foi a posição da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou da terceira audiência pública para discutir a MP 910/2019. “Nós vamos usar tecnologia. Essa legislação vai resgatar um problema secular da Amazônia. Será que os pequenos produtores, que têm as posses de terras, são grileiros'?, disse a ministra para parlamentares, representantes do governo e do setor agropecuário durante a audiência.
O presidente da comissão mista que analisa a matéria, deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), acrescentou que a medida vai combater uma das grandes preocupações relacionadas à região amazônica. “A MP é fundamental para resolvermos os grandes problemas, os grandes entraves, inclusive para combatermos o desmatamento na Amazônia. É uma MP do bem', argumentou.
Outros parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que apoiam a medida provisória, participaram da audiência. De acordo com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), as novas regras vão facilitar o processo de concessão de títulos. “Ela (a MP) agiliza para que a gente possa entregar as escrituras, que é o sonho de milhões de brasileiros', destacou o parlamentar ao lembrar a meta do governo de entregar ainda este ano 100 mil títulos de terra.
O deputado Zé Silva (SD-MG) completou que o produtor rural sem a regularização enfrenta muitas dificuldades para permanecer na atividade. “O produtor rural sem documento da terra não tem acesso ao crédito e as políticas públicas. Cabe ao Estado cumprir o seu papel, assim como nós parlamentares através das emendas', disse. Ele reforçou que em três anos, o objetivo a regularização de 600 mil propriedades.
Entenda melhor
A MP, que está sendo analisada pelo Congresso Nacional, simplifica e moderniza a concessão de títulos destinados, em sua maioria, a pequenos produtores – incluindo os assentados. Ao mesmo tempo, a MP determina que os beneficiados cumpram o Código Florestal, transformando-os em parceiros no combate ao desmatamento ilegal. A meta do governo é conceder títulos de terra a 600 mil famílias nos próximos três anos. O texto busca a regularização de propriedades em que for comprovada a exploração direta de imóveis da União, incluindo assentamentos, ocupados até maio de 2014 e com área de até 15 módulos fiscais.
Após a etapa de discussão e apresentação do relatório, a MP será votada na comissão mista. Concluída essa etapa, o texto segue para apreciação pelos plenários da Câmara e Senado.
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS

Atletas de São Gabriel do Oeste foram bi-campeãs nas Olimpíadas Aurora Coop 2022

Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste amplia investimento em cirurgias minimamente invasivas com aquisição de instrumentais

Fiscal Tributário de MS apresenta projeto inovador no 70º Encat

Pesquisa para deputado estadual de Mato Grosso do Sul; veja os números!

PRIMEIRA PÁGINA
Intercooperação e união
Atletas de São Gabriel do Oeste foram bi-campeãs nas Olimpíadas Aurora Coop 2022
Funsaúde - São Gabriel do Oeste
Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste amplia investimento em cirurgias minimamente invasivas com aquisição de instrumentais
Eficiência da atividade fiscal na BR 163