Corpo de Bombeiros: A unidade que reforça a segurança dos são-gabrielenses

| VICTOR CURRALES


Unidade da 2ª Seção de Bombeiros Militar em São Gabriel do Oeste - Foto: Victor Currales

O Corpo de Bombeiros Militar de MS, inaugurou no dia 24 de novembro de 2020 o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de São Gabriel do Oeste.

A unidade, denominada 2ª Seção de Bombeiros Militar, é uma extensão da unidade de Bombeiros de Coxim e é formada por Bombeiros Militares e Servidores Municipais denominados “Bombeiros Comunitários”.

O Corpo de Bombeiros Militar de São Gabriel do Oeste também é responsável pelo atendimento nos municípios de Rio Negro e Camapuã.

O número de emergência para o acionamento do Corpo de Bombeiros Militar é o 193, porém, apesar da inauguração do quartel, a ativação do telefone 193 é de responsabilidade das operadoras telefônicas que prestam serviço na região.

No momento o acionamento pelo número 193 só é possível através de qualquer telefone fixo. Por meio de telefone celular ainda não é possível, tendo em vista que as operadoras telefônicas possuem um prazo legal para adequação.

Diante da situação, a Seção de Bombeiros Militar de São Gabriel do Oeste disponibilizou o telefone 3295 1165/ 3295-1542 para seu o acionamento, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O Corpo de Bombeiros Militar orienta que é extremamente necessário ter o bom senso e usar o serviço de emergência com responsabilidade, assim, saiba quando acionar o Corpo de Bombeiros Militar através de alguns exemplos:

Acidente com produtos químicos, principalmente no comércio, indústria ou transporte;

Acidentes com animais peçonhentos;

Acidentes de trânsito envolvendo qualquer tipo de veículo inclusive aeronaves;

Afogamento em piscinas, lagos e rios;

Busca e salvamento de pessoas perdidas em matas;

Engasgamento ou asfixia;

Ferimento por arma branca ou arma de fogo;

Incêndio em residência, comércio, veículos ou em matas;

Intoxicação;

Parada cardiorrespiratória;

Queda de pessoas de locais elevados;

Situações onde a vítima apresente fraturas ou grande perda de sangue.

Esses são apenas alguns exemplos comuns, no entanto, em qualquer situação onde a vida esteja em perigo o Corpo de Bombeiros Militar deverá ser acionado.

Salientamos que serviço está sempre disponível para a sociedade, entretanto também é necessário que a população tome medidas e posturas como:

Monitorar as crianças para que não liguem no telefone por brincadeira ou tentado passar trote;

Acionar o serviço somente nas situações de urgência e emergência. Repetimos que é necessário usar o bom senso;

Ao ligar no Corpo de Bombeiros, responder todas as informações solicitadas, principalmente o que de fato está acontecendo, nome da rua, número do local, bairro e um ponto de referência;

Desligar o telefone somente quando o atendente finalizar toda a triagem.

Lembre-se, o bombeiro militar que irá atender a ligação não está presente no local da emergência, então é necessário que ele entenda o que está acontecendo para enviar a viatura adequada, com os materiais e equipamentos adequados além de identificar as situações que não são emergência, como trotes. Desligar o telefone antes do fim do atendimento, passar informações incorretas e ofender o atendente pode atrasar ou até mesmo anular o atendimento.

Corpo de Bombeiros Militar de MS, há 50 anos sendo mais você.

O comandante da unidade em São Gabriel do Oeste é o primeiro tenente QOBM, Vinicius dos Santos Frotté - Foto: Reprodução

 

 

Fonte: Victor Currales com informações do CBM/MS 


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066