Rio Verde reivindica 380 mil para investir em Saúde

O valor será destinado segundo o secretário municipal de Saúde, Roberto Martins para ampliação da área de emergência e urgência do Hospital Municipal

| VICTOR CURRALES


Roberto Martins (Secretário Municipal de Saúde de Rio Verde-MS), Jorge Luiz de O Santos (Coordenador Regional da SEGOV), Geraldo Resende (Secretário de Estado de Saúde), Robson Machado (Assessor) e Réus Fornari (Vice-Prefeito de Rio Verde-MS)

O Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende esteve nesta na tarde de sexta-feira (8/1) em Coxim participando do “Encontro dos Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, dos Municípios que compõem a Microrregião de Coxim” na sede da ACIAC.

Geraldo Resende, fez do encontro um “bate-papo” com os prefeitos e as autoridades de saúde das cidades que, principalmente, são atendidas pelo Hospital Regional Álvaro Fontoura. Ele explicou que os repasses feitos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde ao HR estão em dia.

"regularizamos repasses de recursos, estão em dia com todos os municípios, mas Coxim faço questão de ter sempre o pagamento em dia, porque aqui se atrasava um dia já havia conflito”. Referindo-se a sua experiência com a administração passada.

O Secretário falou de novas especialidades médicas que poderão ser inseridas no Hospital Regional, e nas demais cidades da região. Falou também da importância do repasse dos municípios que são atendidos no HR, que deve ser feito regularmente para o seu bom funcionamento.

Cada prefeito apresentou suas necessidades quanto à saúde pública do seu município e também destacou a importância de se ter e fortalecer cada vez mais o Hospital Regional, atendendo as cidades da região norte.

A Secretária Municipal de Saúde de Coxim, Sra. Lasalette Bell de Souza (Salete) e o Diretor do Hospital Regional Devanir Júnior, apresentaram um balanço de ações e de como está o Hospital Regional. Segundo Salete, não foi possível passar números exatos de como estão recebendo a secretária e o Hospital, pois mesmo passando pelo processo de transição da administração, a equipe ainda está em fase de adaptação, já que efetivamente estão à frente da secretaria há cinco dias. Ela destacou pontos importantes para o bom gerenciamento que poderá levar um melhor atendimento à população que usa dos serviços de saúde pública de Coxim e do Hospital Regional.

Resende disse que as portas da Secretaria Estadual de Saúde estão abertas para atender a todos os prefeitos, secretários e vereadores da região. 

Aproveitando a sua vinda a Coxim, Geraldo Resende foi à Praça Zacarias Mourão (Praça do Pé-de-Cedro) contemplando a arte feita pelo artista plástico Kobra. E foi visitar a Praça Noêmia Serrou Camy (Praça do Flutuante), que foi recentemente revitalizada, com recursos empenhados por ele enquanto era deputado federal.

Rio Verde de Mato Grosso

Na oportunidade o vice-prefeito de Rio Verde, Réus Fornari e o Secretário municipal de Saúde, Roberto Martins, solicitaram uma verba no valor de R$ 380 mil para ser aplicada na reforma e ampliação da área de emergência e urgência do hospital municipal Paulino Alves da Cunha.

O secretário Roberto Martins explicou que o vice-prefeito Réus Fornari fez o pedido da liberação de uma verba no valor de R$ 380 mil para ser aplicada na reforma e ampliação da área de emergência e urgência do hospital municipal Paulino Alves da Cunha.

O secretário Martins enfatizou que foi entregue a Geraldo Rezende uma planilha detalhando que a verba será aplicada na melhoria do atendimento no Pronto Socorro, raio-X e sala de sutura.

“Pretendemos, também, aumentar o número de leitos de observação, separando homens, mulheres e crianças. O secretário garantiu que nos atenderá tão logo analise a nossa planilha e a documentação entregue”, finalizou o secretário Roberto Martins.

Participaram do encontro, respectivamente, os prefeitos e secretários municipais de Coxim Edilson Magro, de Alcinópolis Damy Cristódomo e João Abadio, de Pedro Gomes William Fontoura e Sandra Teresa, de Sonora Enelton Ramos e Indianara Dantas. De Rio Verde de Mato Grosso, participou o vice-prefeito Réus Fornari e o secretário Roberto Martins. Estiveram presentes ainda, o chefe de Gabinete Ivaldo Lopes, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Willian Meira, o 1º Secretário Ademir Ferreira, a gerente Regional da Sanesul Ana Paula Pereira, o coordenador regional Jorge Oliveira (Jorginho), o chefe do núcleo de saúde de Coxim, Sr. Joaquim Rolim Maciel e demais autoridades.

 

Fonte: Redação com informações das assessorias

 

 

 


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066