Reunião discute ações para reforçar a coleta seletiva no município em 2021

| VICTOR CURRALES


Foto: Assessoria de comunicação

Na penúltima semana de 2020, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste, Roberto Emiliani Júnior e o então presidente do Saae, Fábio Júnior estiveram reunidos com o gerente geral da unidade Aurora da cidade, Moisés Caetano de Oliveira Júnior, para debater sobre ações para reforçar a coleta seletiva durante o ano de 2021.

De acordo com Roberto, a reunião discutiu e propôs parcerias entre a empresa e a prefeitura com a intenção de desenvolver propostas para melhorar ainda mais a prestação do serviço à comunidade. Desde 2017, quando a campanha Lixo Certo foi lançada, várias ações foram realizadas para o fortalecimento da coleta no município; o destaque ficou para o final de 2019, quando a cidade deu início ao transbordo dos resíduos sólidos para Campo Grande.

“Conseguimos melhorar significativamente a coleta de 2017 para cá, mas ainda precisamos que a população colabore com a separação do orgânico e recicláveis em suas residências. Só conseguiremos atingir um resultado eficiente com a conscientização da própria população e é nisso que trabalharemos junto com a Aurora, em campanhas que incentivem a correta separação dos materiais”, disse o secretário.

No primeiro momento serão realizadas palestras e outras atividades com a construção de um programa de educação ambiental nas unidades escolares a partir do retorno das aulas. O secretário ainda informou que em breve será lançado um projeto piloto com a instalação de contêineres nos bairros de São Gabriel do Oeste que devem atender ao sistema de coleta. O projeto está sendo implementado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento e SAAE, juntamente com a nova presidente da Autarquia, Rosenilda Pires.

A parceria com a Aurora busca através da integração, a promoção da educação ambiental e o despertar da comunidade para a importância da conservação e preservação dos recursos, tendo em vista a reciclagem e separação correta do lixo. “Estaremos trabalhando e participando com a prefeitura neste projeto piloto, onde levaremos ações de conscientização e realizaremos panfletagens nos bairros e escolas da cidade. As ações serão desenvolvidas através do voluntariado, com a participação de funcionários que fazem parte do programa Amigo Energia”, informou Moisés.

A Secretaria em breve estará divulgando o calendário de ações para o primeiro semestre do ano.

 

Fonte: Assessoria de comunicação


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066