Marketing Nativo: Uma nova oportunidade aos divulgadores de marcas e influencers digitais

| VICTOR CURRALES


O cantor sertanejo Amado Batista é um dos artista que foi presenteado e usa a marca divulgada por Marcio Ocampos - Foto: Reprodução

Empresas das mais variadas marcas, produtos e serviços do país, têm adotado várias estratégias para chegar ao consumidor final: Geomarketing, SMS Marketing, Marketing Multinível, Marketing de Guerrilha. Porém, nenhuma dessas táticas tem-se mostrado tão eficiente como o Marketing de recomendação o famoso boca-a-boca.

Afinal, nada mais convincente do que ser estimulado ou receber indicações de pessoas que comentam, de forma natural, suas experiências pessoais com determinados produtos e serviços. Eis, então, o desafio das marcas: Falar de si e de uma forma sutil, quase orgânica. E é aí que entram em cena os divulgadores e influenciadores digitais, hoje muito bem pagos para dar às marcas, exposição, conversão direta em vendas e reconhecimento global.

Quem são eles

Os influenciadores digitais (influencers, criadores de conteúdo ou creators), estão presentes nas diversas redes sociais gerando conteúdo o tempo todo, não importa o tipo de segmento: Viagens, Empreendedorismo, Moda, Beleza, Finanças Pessoais, Humor, Esportes, Fotografia. Em geral, eles são considerados macro ou micro influenciadores de acordo com o número de seguidores. Mas essa proporção pode mudar de acordo com o segmento. Aqueles que atuam em setores específicos, por exemplo, podem ser considerados macro influenciadores por terem uma grande influência, ainda que sobre um grupo pequeno.

Mas, não é um segmento feito apenas por celebridades. Muito pelo contrário, existem, cada vez mais no mercado, influencers ou divulgadores que não se relacionam com o público da mesma forma que atores, apresentadores ou cantores famosos. Um novo segmento surge nesse estrito mercado, e a sua força e presença, está na proximidade e na credibilidade que eles têm perante as celebridades que são usadas para divulgar as marcas que eles representam de forma econômica baseada apenas na amizade, no relacionamento pessoal com os artistas e até por um instante de sorte, que fazem um vídeo ou uma selfie usando uma peça ou um produto da marca do seu chegado. (Amigo ou Parça).

Marcio e sua esposa Yasmim Ocampos - Foto: Reprodução

Marketing Nativo

Em Rio Verde de Mato Grosso, a hoje famosa marca de chapéus Karandá, conta com desses profissionais do “Marketing Nativo”, que possuem sabedoria, estratégia própria e por isso, legitimidade para falar do assunto, mas não como especialistas profissionais e sim como gente como a gente.

Marcio de Oliveira Ocampos, um campo-grandense de 47 anos, casado e pai de 3 filhos, é um desses divulgador de marcas desse nova segmento que a criatividade e a necessidade de reinvenção perene que o empresariado brasileiro produziu.

Trabalhando como segurança de eventos em Mato Grosso, ele conheceu de perto vários artistas, cantores famosos que por conta da proximidade e frequência acabou tornando-se amigo entre eles Leonardo, Marcos & Belutti, Jads & Jadson entre outros. Marcio conta que sua estratégia foi a presentear os cantores com os chapéus da marca. Viajando com os artistas para várias cidades de Mato Grosso, na cidade Guarantã do Norte nele conseguiu entregar um chapéu para o cantor sertanejo Leonardo que fez vários vídeos com o chapéu no avião, cantou com o chapéu numa exposição, dando então visibilidade à marca.

Segundo Márcio, hoje já são mais de 60 artistas nacionais presenteados com algum produto da marca Karandá cuja página em uma das suas redes sociais já ultrapassa a marca de 200 mil seguidores.

Essa estratégia de proximidade com artistas e famosos, traz também uma proximidade ainda maior com os fãs e clientes e ajuda a marca a ampliar seu alcance com influenciadores, que têm o poder de despertar, nas pessoas, curiosidade sobre suas vidas. Dessa forma eles acabam despertando em seus seguidores a vontade de usar, vestir e até viver como seus ídolos.

Marcio Ocampos, divulgador da marca Chapéus Karandá - Foto: Reprodução

Para Márcio, chegar onde está só foi possível primeiramente por sido creditado pelo empresário Mariano Alcaras Filho, o Dudú, que acreditou no seu potencial dessa forma a marca hoje é reconhecida nacionalmente e até em diversos países da América do Sul e da Ásia.

Não temos que cobrar para sermos aceitos nos lugares, mas sermos aceitos pelo que somos ou conquistamos, pontua Marcio, ao ser questionados sobre o seu relacionamento profissional com o Grupo Karandá.

As pessoas gostam de seguir outras que mostram ter os mesmos problemas, sonhos e desafios que elas e desejo ao mesmo tempo em que os artistas e famosos e divulgadores de marcas são “gente como a gente”, e suas rotinas são cobiçadas.

Oportunidades

Fruto dessas oportunidades de estar sempre a esse público de celebridades e famosos, uma outra porta se abriu a Marcio Ocampos. A convite do prefeito do município de Rio Verde de Mato Grosso-MS, foi convidado para fazer parte da equipe da Assessoria Especial de Turismo, para ajudar a divulgar os potenciais turístico e culturais do município por onde for.    


Fonte: Victor Currales


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