Rio Verde de Mato Grosso
Marketing Nativo: Uma nova oportunidade aos divulgadores de marcas e influencers digitais
| VICTOR CURRALES
Empresas das mais variadas marcas, produtos e serviços do país, têm adotado várias estratégias para chegar ao consumidor final: Geomarketing, SMS Marketing, Marketing Multinível, Marketing de Guerrilha. Porém, nenhuma dessas táticas tem-se mostrado tão eficiente como o Marketing de recomendação o famoso boca-a-boca.
Afinal, nada mais convincente do que ser estimulado ou receber indicações de pessoas que comentam, de forma natural, suas experiências pessoais com determinados produtos e serviços. Eis, então, o desafio das marcas: Falar de si e de uma forma sutil, quase orgânica. E é aí que entram em cena os divulgadores e influenciadores digitais, hoje muito bem pagos para dar às marcas, exposição, conversão direta em vendas e reconhecimento global.
Quem são eles
Os influenciadores digitais (influencers, criadores de conteúdo ou creators), estão presentes nas diversas redes sociais gerando conteúdo o tempo todo, não importa o tipo de segmento: Viagens, Empreendedorismo, Moda, Beleza, Finanças Pessoais, Humor, Esportes, Fotografia. Em geral, eles são considerados macro ou micro influenciadores de acordo com o número de seguidores. Mas essa proporção pode mudar de acordo com o segmento. Aqueles que atuam em setores específicos, por exemplo, podem ser considerados macro influenciadores por terem uma grande influência, ainda que sobre um grupo pequeno.
Mas, não é um segmento feito apenas por celebridades. Muito pelo contrário, existem, cada vez mais no mercado, influencers ou divulgadores que não se relacionam com o público da mesma forma que atores, apresentadores ou cantores famosos. Um novo segmento surge nesse estrito mercado, e a sua força e presença, está na proximidade e na credibilidade que eles têm perante as celebridades que são usadas para divulgar as marcas que eles representam de forma econômica baseada apenas na amizade, no relacionamento pessoal com os artistas e até por um instante de sorte, que fazem um vídeo ou uma selfie usando uma peça ou um produto da marca do seu chegado. (Amigo ou Parça).
Marketing Nativo
Em Rio Verde de Mato Grosso, a hoje famosa marca de chapéus Karandá, conta com desses profissionais do “Marketing Nativo”, que possuem sabedoria, estratégia própria e por isso, legitimidade para falar do assunto, mas não como especialistas profissionais e sim como gente como a gente.
Marcio de Oliveira Ocampos, um campo-grandense de 47 anos, casado e pai de 3 filhos, é um desses divulgador de marcas desse nova segmento que a criatividade e a necessidade de reinvenção perene que o empresariado brasileiro produziu.
Trabalhando como segurança de eventos em Mato Grosso, ele conheceu de perto vários artistas, cantores famosos que por conta da proximidade e frequência acabou tornando-se amigo entre eles Leonardo, Marcos & Belutti, Jads & Jadson entre outros. Marcio conta que sua estratégia foi a presentear os cantores com os chapéus da marca. Viajando com os artistas para várias cidades de Mato Grosso, na cidade Guarantã do Norte nele conseguiu entregar um chapéu para o cantor sertanejo Leonardo que fez vários vídeos com o chapéu no avião, cantou com o chapéu numa exposição, dando então visibilidade à marca.
Segundo Márcio, hoje já são mais de 60 artistas nacionais presenteados com algum produto da marca Karandá cuja página em uma das suas redes sociais já ultrapassa a marca de 200 mil seguidores.
Essa estratégia de proximidade com artistas e famosos, traz também uma proximidade ainda maior com os fãs e clientes e ajuda a marca a ampliar seu alcance com influenciadores, que têm o poder de despertar, nas pessoas, curiosidade sobre suas vidas. Dessa forma eles acabam despertando em seus seguidores a vontade de usar, vestir e até viver como seus ídolos.
Para Márcio, chegar onde está só foi possível primeiramente por sido creditado pelo empresário Mariano Alcaras Filho, o Dudú, que acreditou no seu potencial dessa forma a marca hoje é reconhecida nacionalmente e até em diversos países da América do Sul e da Ásia.
Não temos que cobrar para sermos aceitos nos lugares, mas sermos aceitos pelo que somos ou conquistamos, pontua Marcio, ao ser questionados sobre o seu relacionamento profissional com o Grupo Karandá.
As pessoas gostam de seguir outras que mostram ter os mesmos problemas, sonhos e desafios que elas e desejo ao mesmo tempo em que os artistas e famosos e divulgadores de marcas são “gente como a gente”, e suas rotinas são cobiçadas.
Oportunidades
Fruto dessas oportunidades de estar sempre a esse público de celebridades e famosos, uma outra porta se abriu a Marcio Ocampos. A convite do prefeito do município de Rio Verde de Mato Grosso-MS, foi convidado para fazer parte da equipe da Assessoria Especial de Turismo, para ajudar a divulgar os potenciais turístico e culturais do município por onde for.
Fonte: Victor Currales
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária
PRIMEIRA PÁGINA
Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro