
São Gabriel do Oeste
Drª Eva é a primeira profissional da Saúde a ser vacinada contra o Covid em São Gabriel do Oeste
| VICTOR CURRALES
Servidora efetiva do município de São Gabriel do Oeste, lotada na FUNSAUDE-Fundação de Saúde Pública de São Gabriel do Oeste, a médica especialista em cirurgia geral, Eva Vilma Abdo dos Santos, de 55 anos, que está autuando diretamente na linha da frente nos atendimentos aos pacientes com sintomas desde o início da pandemia, foi a primeira profissional da saúde a receber a primeira dose da vacina contra o Covid-19 no município.
O ato simbólico, mas carregado de emoções, aconteceu às 13h00 n a Central de Vacinas localizada no Polo Administrativo da prefeitura. Para a Drª Eva foi uma honra representar a categoria e de extrema felicidade vivenciar esse momento, que acredita, ser um marco, um novo passo que a ciência dá e que representa um alívio para a população são-gabrielense no combate à pandemia.
A escolha da profissional para ser a primeira a receber a dose da vacina no município, foi segundo a secretária municipal de Saúde, Francine Gnoatto Basso, foi por indicação de servidores e colegas da médica numa reunião que tratava sobre assuntos relacionados à logística para aplicação da vacina.
“A Drª Eva, é uma profissional, muito conhecida na cidade e no meio clínico, e todos nós da secretaria quanto os servidores do Hospital Municipal, sabemos de sua atuação e colaboração dada por ela ao combate e enfrentamento da pandemia aos pacientes e outros profissionais nesse período, explicou a secretária de saúde, Francin e Basso.

Logística
Como já havia sido anteriormente planejada, a estrutura de aplicação da vacina no município, obedecerá ao seguinte critério: As doses de vacinas começaram a ser aplicadas nesta terça-feira (19/01/2021), priorizando os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de radiologia e coleta de amostras, além de toas as recepções das unidades de saúde e Hospital Municipal. Além destes, nesta fase, serviços como SAD-Serviço de Atendimento Médico Domiciliar, e SAMU-Serviço de Atendimento Médico de Urgência, também serão priorizados.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o intervalo entre a primeira dose e a segunda será de 28 dias, sendo que todas as vacinas serão sistematizadas no Plano Nacional de Imunização (PNI).
O vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Rocha, esteve, acompanhado pelos vereadores, Kalícia de França Brito e Geraldo Rolim, falou com a nossa reportagem sobre o momento. Para ele, o momento foi de muita emoção, e principalmente por ver a Drª Eva, ser vacinada, ressaltando a repercussão que o fato causará nas pessoas.
“Acredito que a felicidade e a esperança estão retornando, e isso nos deixa como representante do Poder Legislativo e como cidadão, feliz por conta dessas primeiras doses terem chegado na cidade, e aguardamos agora que todos os esforços de nossos governantes possam fazer que mais doses da vacina, chegue o mais rapidamente para todos”, pontuou o vereador Fernando Rocha.
Estiveram presentes o Vice-prefeito, Valdecir Malacarne, a Secretária de Saúde Francine Gnoatto Basso, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, o Vice-Presidente Geraldo Rolim e a 1° Secretaria Kalícia de Brito.
Fonte: Victor Currales
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS

Vereador Luizinho solicita recursos ao Governo de MS para ponte sobre o Rio Coxim

Prefeitura presta homenagem às mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres

PRIMEIRA PÁGINA
Infraestrutura Rural
Vereador Luizinho solicita recursos ao Governo de MS para ponte sobre o Rio Coxim
Dia Internacional das Mulheres