
Saúde
No mês de janeiro, psicólogos falam sobre a importância do cuidado com a saúde mental em campanha de conscientização
A campanha ‘Janeiro Branco’ visa informar a população sobre os cuidados com a saúde da mente
| VICTOR CURRALES
O primeiro mês do ano, janeiro, costuma ser marcado pelo planejamento de metas e objetivos para os próximos meses. Por esse motivo, acontece a campanha “Janeiro Branco”, para dialogar sobre a saúde mental. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofreram com a depressão. Por este motivo, a Cassems ressalta em ações e campanhas conscientizadoras a importância dos cuidados com o corpo e a mente.
De acordo com Sandro Teodoro, psicólogo da rede credenciada da Cassems, com a campanha ‘Janeiro Branco’, é possível conscientizar a população por meio das suas metas e objetivos. “A campanha traz a proposta de reprogramar a mente para ter um ano diferente, para ter as expectativas estabelecidas, metas e objetivos. Se uma pessoa não consegue ter perspectiva de futuro, há uma causa. Então, ela pode buscar a ajuda profissional de um psicólogo para isso”.
Sandro fala, ainda, sobre a importância de conduzir as suas metas de maneira saudável. “Assim como é importante ter objetivos e metas, é importante, também, ter inteligência emocional para lidar com frustrações, sabendo que nem sempre as coisas vão sair como esperamos, e está tudo bem com isso”.
Para o psicólogo, as campanhas de conscientização sobre saúde mental são importantes. No entanto, é necessário trabalhar o tema durante todo o ano. “Temos que ter a manutenção daquela questão durante os próximos meses, não apenas em janeiro e setembro, que são períodos em que se costuma conversar com mais frequência sobre saúde mental. Esse é um tema que se deve trabalhar continuamente”.
A coordenadora de Psicologia da Cassems, Cláudia Szukala, salienta que, por muito tempo, a população não buscava saber sobre saúde mental, por julgar ser um assunto complexo. “Porém, o mundo moderno está tão turbulento que, mesmo sendo tema delicado, não conseguimos mais deixar de lado as questões relacionadas à saúde mental. É cada vez mais frequente encontrarmos pessoas em sofrimento psíquico e, hoje, entendemos que não há a possibilidade de separarmos saúde mental da saúde física”.
Conforme explica Cláudia, o foco da campanha, além de falar sobre os transtornos da mente, é incentivar o desenvolvimento da inteligência emocional. “Trazemos a questão da importância do autoconhecimento, para que a pessoa aprenda a lidar com sentimentos positivos, como amor e coragem e, também, com os sentimentos considerados negativos, como a raiva, o medo e a inveja. Desta forma, buscamos levar a vida de forma mais leve”.
Fonte: Victor Currales/Assessoria de Comunicação Cassems
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS

Atletas de São Gabriel do Oeste foram bi-campeãs nas Olimpíadas Aurora Coop 2022

Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste amplia investimento em cirurgias minimamente invasivas com aquisição de instrumentais

Fiscal Tributário de MS apresenta projeto inovador no 70º Encat

Pesquisa para deputado estadual de Mato Grosso do Sul; veja os números!

PRIMEIRA PÁGINA
Intercooperação e união
Atletas de São Gabriel do Oeste foram bi-campeãs nas Olimpíadas Aurora Coop 2022
Funsaúde - São Gabriel do Oeste