Brasil abre mercados para semente de arroz, ovos e carne suína

Só neste mês, foram três aberturas de mercado obtidas pelo país

| VICTOR CURRALES


Foto: Ilustração

O Brasil passará a exportar ovos, carne suína e sementes de arroz a novos países, segundo levantamento da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura obtido pelo Broadcast Agro. Foram três novas aberturas somente nos dez primeiros dias deste mês. A mais recente, possibilidade de negociar semente de arroz com a Colômbia, foi formalizada na última quarta-feira (102).

Ainda neste mês, o Camboja permitiu a importação de carne suína brasileira e produtos derivados. Também em fevereiro, o Chile liberou a entrada de ovos SPF (Specific Pathogen Free, na sigla em inglês) - que são livres de patógenos específicos - do Brasil. No ano, a pasta contabiliza cinco ações de aberturas de novos mercados, o que significa a possibilidade de comercializar um novo produto por parceiro comercial. Em janeiro, outros dois mercados foram abertos: carne de ovinos para Arábia Saudita e tripas e bexigas bovinas para a Argentina.

Principais produtos exportados pelo Brasil em 2020
Em 2020, nos quatro primeiros meses, o Brasil passou por uma queda de 4,4% nas exportações, com relação ao mesmo período do ano anterior, embora que tenha finalizado o quarto mês com saldo positivo, totalizando US$ 11.800,7 milhões, resultando em superávit. 

Sobre os principais produtos exportados, em suma, a soja, petróleo e minério de ferro mantiveram-se em inércia nas colocações, ficando em, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugar novamente — embora haja uma oscilação de percentuais. Já os demais, como celulose, milho, carne bovina e o restante, passaram por alterações. A virada de década abriu portas para novos produtos no ranking, como óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos e açúcares e melaços. Abaixo, conferimos como está o ranking dos produtos exportados em 2020:

Soja
Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus
Minério de ferro e seus concentrados
Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos
Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada
Celulose
Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas
Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais
Demais produtos – Indústria da Transformação
Açúcares e melaços

 

Fonte: Estadão Conteúdo


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066