Prefeitura intensifica ações de combate à dengue durante verão

| VICTOR CURRALES


A Prefeitura de São Gabriel do Oeste-MS, vai intensificar as ações de combate à dengue no município, neste período de maior incidência da doença, que é o verão. Várias medidas serão desenvolvidas, como ampliar ações de controle de vetor, casa a casa, em pontos estratégicos, e acompanhar a Avaliação de Densidade Larvária no mês de janeiro, que é a avaliação dos níveis de infestação, em uma determinada área geográfica, do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, entre elas a dengue. Também continuarão sendo executadas as buscas ativas e orientação técnica para eliminação de criadouros.

Além disso, uma operação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito, que têm elaborado um cronograma de ação para coleta de folhas e gramas, irá auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento ao aumento de casos de infestação da Dengue. Para isso, os agentes de saúde irão orientar casa a casa, a população sobre os dias para descarte de materiais que acumulam água, para o recolhimento.

A Secretaria Municipal de Saúde, informou também que os agentes irão identificar e notificar terrenos e casas com criadouros do mosquito da dengue. As informações serão repassadas para a fiscalização de obras e posturas e para vigilância sanitária, para aplicação das penalidades cabíveis, como multa.

As duas secretarias organizaram um cronograma para auxiliar o descarte de materiais inservíveis que acumulam água. Primeiro o agente de saúde passará na casa, avisando sobre os materiais que poderão ser descartados na frente das residências e quando a Secretaria de Infraestrutura passará recolhendo.

Datas e Locais

No próximo dia 22 de fevereiro, a coleta acontecerá no centro da cidade.

Dia 03 de março serão intensificadas as coletas nos bairros Amábile, Primo Maffissoni e Jardim Primavera.

Dia 9 de março, os bairros São Bento, Cohab IV e Milani serão alvos da ação. Por fim, no dia 12 de março, o bairro Jardim Gramado terá o recolhimento dos materiais, após o aviso dos agentes de saúde.

A secretaria de Infraestrutura explica que o descarte de materiais como entulhos, galhos de árvore e restos de construção, segue sendo responsabilidade do morador, bem como a limpeza de quintais e terrenos baldios. “Essa força tarefa visa o recolhimento de materiais que podem acumular água. Vamos recolher também eletrodomésticos inservíveis, que possam ser carregados pelos coletores”, explicou o secretário Eris Barbosa.

“Nosso principal objetivo é trabalhar com a prevenção. Os maiores criadouros do mosquito estão nas residências. Vamos intensificar esse trabalho de orientação, com os agentes passando em cada residência e designando o material que será recolhido. Os proprietários que estiverem descumprindo com a responsabilidade de manter os quintais limpos, serão notificados para adequação no prazo de 48 horas. Se persistirem no descumprimento, receberão multa”, completou a secretária de saúde, Francine Gnoatto Basso. 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação da PMSGO


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066