Variedade
O IBGE abre processo seletivo para Censo 2021 com mais de 2.815 vagas em MS e remuneração de até R $ 2 mil
Inscrições para ACM e ACS vão de 19 de fevereiro a 15 de março, e para recenseador, de 23 de fevereiro a 19 de março
| VICTOR CURRALES
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o primeiro edital dos processos seletivos simplificados para o Censo Demográfico 2021, são mais de 204 mil vagas temporárias para todo país, destituído a qualquer candidato que possua Ensino Médio completo.
São oferecidas 2.502 vagas para recenseador , 84 vagas para agente censitário municipal (ACM) e 229 vagas para agente censitário supervisor (ACS).
Para ACM e ACS o certificado segue aberto até 15 de março, já para recenseador, o período de inscrição vai de 23 de fevereiro a 19 de março, no site do Cebraspe. Os prazos diferentes permitidos ao candidato participar dos dois critérios seletivos. O resultado final está previsto para 27 de maio.
Taxa de inscrição para os caros ACM e ACS é de R $ 39,49, interessada em serem recenseadores, deverá pagar R $ 25,77.
Todos os municípios de Mato Grosso do Sul serão supra, os recenseadores serão os responsáveis por coletar informações nos municípios através de uma entrevista direta.
Era para o Censo ter sido realizado em 2020, mas foi adiado em razão à pandemia da Covid-19. Os processos seletivos disponíveis no ano passado foram cancelados, quem se inscreveu na seleção anterior não está garantido nesta, é preciso se candidatar novamente e pagar a taxa de inscrição.
Desde maio do ano passado, os inscritos na seleção cancelada podem solicitar o reembolso da taxa através da Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 8181. A ligação é gratuita.
O edital apra ACM e ACS pode ser conferido aqui ; edital para recenseador, aqui .
Requisitos
Para as vagas de agente censitário municipal (ACM) e supervisor de gente censitário (ACS) é necessário ter ensino médio completo. Para recenseadores, só é exigido ensino fundamental completo.
As vagas são temporárias e os próximos prazos previstos de três meses para a função recenseador e de cinco meses para ACM e ACS.
Ideal é que recenseador mais próximo de onde vai trabalhar. Nos municípios maiores e em áreas remotas, como vagas são oferecidas por áreas de trabalho específicas, que podem abranger bairros, favelas, localidades de difícil acesso, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas, por exemplo.
Se o trabalhador morar perto do local onde vai atuar, portanto, haverá economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares.
Provas
ACM e ACS: a prova é objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões da Língua Portuguesa, 10 questões do Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.
Recenseador : prova também objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com as 10 questões da Língua Portuguesa, as 10 questões da Matemática, as 5 questões sobre a Ética no Serviço Público e as 25 questões de Conhecimentos Técnicos.
Ambas conforme necessário duração de quatro horas e será aplicável no período da tarde. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, a partir das 19h, no site do Cebraspe. Os conteúdos estão disponíveis nos editais.
Candidatos aos cargos de recenseadores também receberão, além da prova, treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias.
Os candidatos que declaram no mínimo 80% de frequência no treinamento receberão ajuda de custo. As contratações vão ocorrer após o treinamento e o trabalho de campo começa em agosto.
Remuneração
As remunerações para ACM é de R $ 2.100 e para ACS é de R $ 1.700, com jornada de oito horas diárias e 40 horas semanais.
Além do salário, ACM e ACS terá direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais.
Para que vagas de nível médio, vagas de ACM serão ocupadas pelos mais bem a cada município e serão responsáveis pela coleta da coleta do Censo 2021 naquela cidade. Já o supervisa ACS como equipes de recenseadores.
Já os recenseadores, que visitarão os domicílios, serão remunerados por produtividade. Serão levados em consideração a quantidade de residências visitadas, pessoas recenseadas, a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.
Está sendo elaborado um simulador no hotsite do Censo 2021 onde os candidatos devem ter uma prévia de quanto receber. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 hours semanais.
Fonte Gabrielle Tavares
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária
PRIMEIRA PÁGINA
Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro