São Gabriel do Oeste
Nenhum a Menos; Sim à Vida - Projeto inédito reforça o fortalecimento de vínculos com a valorização da vida
45 jovens do serviço de convivência da Comunidade Kolping São Francisco de Assis e adolescentes da Casa da Vó Ainda - Lar Fabiano de Cristo, iniciarão no projeto.
| VICTOR CURRALES
A ideação suicida é comum na idade escolar e na adolescência, as tentativas, porém, são raras em crianças pequenas. Tentativas de suicídio consumado aumentam com a idade, tornando-se comuns durante a adolescência.
Crianças suicidam com fatores desencadeantes como: discussão com os pais, problemas escolares, perda de entes queridos e mudanças significativas na família.
Isso ocorre, principalmente, se o jovem estiver num grupo familiar também em crise, por separação dos pais, violência doméstica, alcoolismo ou doença mental de um dos pais, doença física ou morte.
O jovem que considera o suicídio comum a solução para seus problemas deve ser observada de perto, principalmente se estiver se sentindo só e desesperado, sofrendo a pressão de estressores ambientais, insinuando que é um fardo para os demais. Pode chegar a dizer que a sua morte seria um alívio para todos.
O Assunto é delicado, mas a importância da abordagem sobre a prevenção ao suicídio, levou a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento de Formação Continuada, a lançarem na tarde desta quinta-feira (18/03/2021), o Projeto “Nenhum a Menos; Sim à Vida”.
Segundo a Diretora do Departamento de formação Continuada da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, Lourdes Pitchenin, o intuito do projeto é criar alternativas e indicar caminhos de conhecimento, compreensão e métodos de auxílio aos que estão passando por situações de crise e somente veem o suicídio como alternativa.
A juventude é uma etapa de conflitos e contradições para algumas pessoas, mas para todos é uma fase muito desejada, esperada, por tudo que ela lhe proporciona. O jovem entra no mundo adulto através de profundas alterações no seu corpo, deixa para trás a infância e é lançado num mundo desconhecido de novas relações com os pais, com o grupo de iguais e com o sentimento de que não é entendido, que está só, e alguns têm dificuldades para decidir corretamente seu futuro. Isto ocorre, principalmente, se este jovem estiver inserido em um grupo familiar que também está em crise por separação dos pais, violência doméstica, alcoolismo de um dos pais, doença física ou morte.
Para ela, nestes tempos atípico e difícil que vivemos, as palavras de Paulo Freire inspiram e faz refletir que a vida é um caminhar que se constrói mesmo nos dias difíceis, e é neste contexto que pretendem por meio de ações amenizar esse quadro de São Gabriel do Oeste-MS, iniciando este projeto em algumas Unidades Escolares e a Comunidade Kolping São Francisco de Assis.
O lançamento do projeto aconteceu na sede de Comunidade Kolping São Francisco de Assis, e foi aberta pela presidente da entidade Silvia Leticia Padilha, que, ao nominar os parceiros e mentores do projeto, ressaltou a importância que dão ao tema, deixando uma mensagem de otimismo e esperança aos jovens que participarão do projeto.
O Projeto
A secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin de Arruda, disse que o projeto “Nenhum a Menos: Sim à Vida”, foi sonhado e pensado pelo prefeito Jeferson Tomazoni e Lourdes Pitchenin do Departamento de Formação Continuada, e será momentos de ouvir os jovens seus problemas e angustias. “Não terá assunto proibido neste projeto, serão abordadas todas as temáticas que envolvem o universo dos adolescentes e jovens como as drogas, a valorização e a aceitação. Teremos uma equipe multidisciplinar e continuar fortalecendo vínculos familiares e como ser humanos”, explicou a secretária Rosane Moccelin.
Segundo informações da Coordenadoras da Kolping, Marleida Strada e Reny Liz, com quem nossa reportagem conversou, inicialmente 45 jovens com idade variando entre 15 a 18 anos serão atendidos pelo projeto, e obedecerão uma metodologia com palestras, oficinas, dinâmicas, rodas de conversas, que objetivarão valores sociais, futuro, sonhos e principalmente a valorização da vida.
O Presidente da Câmara de Vereadores Fernando Rocha, destacou que o lançamento do projeto Nenhum a Menos; Sim à Vida, é um momento diferenciado, considerando uma ampla oportunidade para que estes jovens conheçam as razões para que as pessoas queiram tirar a própria vida e evitar que pessoas que elas conhecem façam isso, esse é o objetivo do projeto e um fator importante, nos colocarmos como componentes de um grupo social que pode evitar problemas dessa natureza dentro de nossa família, colegas de escola ou pessoas conhecidas na comunidade.
“Nós queremos que vocês sejam esses agentes conhecedores dos sintomas e possam evitar que pessoas queiram tirar a própria vida, sendo colaboradores eficientes da Assistência Social, da Secretaria de Saúde. Razões e problemas podem ser muitos, mas vocês poderão doravante, identificar esses pensamentos negativistas para poder ajudar aqueles que tem alguma dificuldade nesse sentido”, ressaltou Fernando Rocha em nome da Câmara de Vereadores.
Já o prefeito Jeferson Tomazoni, destacou a alegria estar com as autoridades presentes no evento, destacando a preocupação e a vontade de contribuir no cotidiano do município das coordenadoras do projeto, citando ainda, o Pastor Matheus Ovando, como peça fundamental nesse importante trabalho de capelania escolar. O prefeito lembrou que desde o ano passado discutia a viabilidade da implantação do projeto com a Lourdes Pitchenin e Adriana Brianezi, que foi sendo construído com a ajuda de várias mãos de profissionais dedicados de nosso quadro de servidores.
“A vida é feita de escolhas e nós somos construtores de nossa história, no decorrer do projeto, iremos trazer exemplos para vocês que são positivos como vários do que estarão aqui com vocês. Temos que nos apropriar dos conceitos positivos e este projeto é inédito, e tenho certeza que muitos municípios irão copiar. Ele vai abordar temas importantes como as escolhas profissional, escolhas pessoais, já que todos temos momentos bons e ruins em nossas vidas”, explicou o prefeito Jeferson Tomazoni.
Autoridades municipais como os vereadores Edson Tozzeto, Kalícia de Brito França, Perkão Sales e o presidente Fernando Rocha, Secretária Municipal de assistência Social Rosane Moccelin, Lourdes Pitchenin e Adriana Brianezi do Departamento de Formação Continuada, Silvia Leticia Padilha, Presidente da Kolping São Francisco de Assis, Pastor Matheus Ovando, Coordenadores de Projetos da Kolping, Marleida Strada e Reny Liz, Psicólogas, Educadores, alunos, além do prefeito Jeferson Tomazoni prestigiaram o lançamento do projeto.
Ao finalizar o evento o Pastor, Teólogo e Capelão Matheus Ovando, palestrou sobre a temática: O Valor da vida, explicando que o projeto vai buscar ser uma porta para acompanhar jovens em ambiente escolar, com o envolvimento de profissionais, criando e facilitando caminhos alternativos de conhecimentos, compreensão auxiliando dessa forma os que estão em crise como automutilação e pensamentos suicidas.
Fonte: Victor Currales
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária
PRIMEIRA PÁGINA
Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro