Em Sessão Extraordinária realizada na quarta-feira (15), os parlamentares de São Gabriel do Oeste votaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei e suas Emendas que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o município no próximo ano. Para isso, disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; princípio e limites constitucionais; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; dispõe sobre alteração na legislação tributária; despesas com pessoal e encargos; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.
“Sobre este Projeto é muito importante que a comunidade saiba que o que nós estamos aprovando são as prioridades ou aquilo que será executado no exercício de 2021 [...], ou seja, o chefe do Executivo eleito que assumir no próximo ano já encontrará um planejamento para poder trabalhar em 2021”, explicou o vereador Fernando Rocha durante as discussões dos projetos.
Como metas para a Administração Municipal para o exercício de 2021 estão elencadas: modernização e transparência da gestão administrativa; infraestrutura para o desenvolvimento urbano e rural; desenvolvimento das políticas públicas sociais e autonomia econômica dos cidadãos; desenvolvimento econômico sustentável, abastecimento e meio ambiente; saúde com eficiência e qualidade para todos; educação de qualidade para renovação com competência; esporte e lazer ao alcance de todos; cultura em foco.
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e os vereadores Marcos Paz e Fernando Rocha, após o estudo do projeto, elaboraram propostas de Emendas ao referido PL a fim de fazer as devidas alterações. Em observância aos dispostos do Regimento Interno da Câmara Municipal o PL foi encaminhado para todas as Comissões Permanentes, as quais se reuniram ordinariamente para analisar a viabilidade e a legalidade das demais disposições pertinentes, para que o mesmo pudesse ser apreciado em Plenário.
“Este projeto teve um olhar muito minucioso com a relação da técnica legislativa, mas, principalmente de estruturar uma peça de planejamento que seja praticado. [...] Não adianta fazer de conta que está colocando uma série de metas e diretrizes para fazer de conta, ter 10 ou 20 páginas, para apenas ter como uma peça documental e colocar na gaveta. [...] Nós fizemos um estudo minucioso e arrumamos este projeto”, comentou o vereador Marcos Paz sobre as emendas apresentadas.
A LDO estabelece as diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA) que estima as receitas e fixa as despesas do Governo para ano subsequente, apresentando os investimentos que estão estimados para cada pasta e ação. A LOA deverá ser encaminhada para o Poder Legislativo no mês de agosto.
As Diretrizes estabelecidas estarão disponíveis para consulta após sanção do Prefeito Municipal e publicação em Diário Oficial.
Sessão Ordinária:
Conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, durante o recesso parlamentar, entre 17 e 31 de julho, estão suspensas as atividades em Plenário. As Sessões Ordinárias retornam no mês de Agosto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CMSGO
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS

Atletas de São Gabriel do Oeste foram bi-campeãs nas Olimpíadas Aurora Coop 2022

Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste amplia investimento em cirurgias minimamente invasivas com aquisição de instrumentais

Fiscal Tributário de MS apresenta projeto inovador no 70º Encat

Pesquisa para deputado estadual de Mato Grosso do Sul; veja os números!

PRIMEIRA PÁGINA
Intercooperação e união
Atletas de São Gabriel do Oeste foram bi-campeãs nas Olimpíadas Aurora Coop 2022
Funsaúde - São Gabriel do Oeste