Covid-19: sem leitos, HU registra lotação máxima nesta terça-feira

Ao todo, hospital possui 27 leitos de UTI destinados para o tratamento de pacientes com a doença, todos estão ocupados

| VICTOR CURRALES


Ao todo, hospital possui 27 leitos de UTI destinados para o tratamento de pacientes com a doença, todos estão ocupados - Foto: Reprodução

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU), opera com os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) em lotação máxima, nesta terça-feira (6). De acordo com informações do hospital, dos 27 leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19, todos estão ocupados. 

A unidade hospitalar também oferece dez leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus, porém, também estão todos ocupados. 

De acordo com o HU, qualquer ampliação de leitos depende do orçamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O hospital utiliza equipe, monitores e 10 respiradores próprios. 

Outros cinco respiradores também foram destinados à unidade hospitalar por meio da Sesau. Tendo em vista o agravamento da pandemia na Capital, o objetivo é desafogar a demanda por leitos, contudo, todos já estão sendo usados.

Devido ao colpaso no sistema de saúde, hospitais de Campo Grande, tanto particulares quanto públicos, enfrentam dificuldades e temem pela falta de insumos e medicamentos necessários para o tratamento contra a Covid-19. 

RECORDE 
O mês de março registrou recorde no número de mortes, o segundo maior de casos e o recorde de internações pela Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Conforme os dados do boletim epidemiológico,  ao longo dos últimos 31 dias, 975 pessoas morreram em decorrência do vírus e mais de 34 mil foram infectadas.

O mês de dezembro do ano passado tinha se mostrado como o mais letal, desde o início da pandemia no Estado, com 587 mortes em decorrência do vírus. No mês passado, foram contabilizadas 975 mortes.

Com o final de março, o mês se tornou o segundo mais infeccioso, 34.070 pessoas foram contaminadas pela Covid-19. O maior número de confirmações em um mês foi registrado em dezembro de 2020, com 34.700.

 

 

Fonte: Rafaela Moreira/CE


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: victorcurrales@gmail.com

Telefone: (67) 9.9887-3066