Jovens da Comunidade Kolping, concluem curso de formação inicial para o primeiro emprego

O jovem qualificado agora, será um bom profissional a longo prazo

| VICTOR CURRALES


Momentos de alegria e satisfação pelaconclusção do curso - Foto: Victor Currales

Cerca de 30 jovens que passaram pelo Projeto de Qualificação de Jovens, alunos da Comunidade Kolping São Francisco de Assis de São Gabriel do Oeste-MS, encerraram nesta última sexta-feira (30/04/2021), o curso de formação inicial para o primeiro emprego.

O projeto foi criado em 2011 pelo vereador Fernando Rocha, que de forma voluntária, vislumbrou a necessidade de fazer algo pelo município e jovens da cidade. O Programa de Qualificação de Jovens, é voltado especialmente para os jovens alunos da Obra Kolping São Francisco de Assis.

A duração do curso é de uma semana e os temas abordados são: Como falar em público; Orçamento familiar; Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Noções sobre os direitos do consumidor e Estatuto da Criança e Adolescente; Noções sobre documentos comerciais (cheque, recibo, nota fiscal e promissória).

Para o jovem concluente do curso Matheus Martins de Souza,  disse a nossa reportagem que aprendeu novos ensinamentos que ainda ão tinharecebido neem em casa nem na escola e que certamente ira ser muito útil na nova etapa que pretende iniciar.

"Pretendo ter um futuro melhor na minha área de trabalho, agora com muito mais expectativasde futuro", acrescentou mateu feliz com seu Certificado na mão. 

Com muito orgulho Matheus, espera ter um novo futuro - Foto: Victor Currales

Segundo informou o vereador e atual presidente do legislativo municipal, Fernando Rocha, dentro do curso, os jovens são preparados para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho e também incentivados a terem bom comportamento, cooperação, cidadania e ética, por meio de aulas expositivas, leituras e oficinas de trabalho".

“São informações que a gente entende que serão importantes para a vida deles e para quem quer começar um trabalho. E ao é lógico, a gente fica muito satisfeito com os resultados, a Comunidade Kolping é uma entidade educacional de muito prestigio no município, e nós estamos muito felizes por poder oferecer mais uma edição desse programa de capacitação aos jovens de nosso município nesses 10 anos que estamos a frente do projeto”, concluiu Fernando Rocha.

Vereador Fernando Rocha, há 10 anos é voluntário do projeto que idealizou, que prepara jovens para o mercado de trabalho. Foto: Victor Currales

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin, projetos como esse que visa qualificar jovens são sempre muito bem-vindos na Comunidade Kolping, que há mais de 20 anos e, desde 2011, conta com o reforço dessa ‘semana de qualificação’, que é um projeto idealizado pelo vereador Fernando Rocha.

Fernando Rocha, fez questão ainda de ressaltar a importância das parcerias do Projeto como: Prefeitura de São Gabriel do Oeste, Secretaria de Assistência Social, Rosane Moccelin, Sicredi, Procon - Beto Zimmermann, Leonardo Vinícius – Advogado, Cooperativa Aurora – Sueli e Kerllay, além das Coordenadoras da Kolpin. Nossos jovens precisam de conhecimento e incentivo.

A conclusão do curso, avaliação e certificação, servirá de diferencial em seletivas para o ingresso do futuro candidato à vaga no mercado de trabalho.

Fonte: Victor Currales


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066