Ações e parcerias marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

| VICTOR CURRALES


O Mestre em Educção e Especialista em Direito Educaional, Luciano Ferraz Servantes, proferiu a palestra sobre o tema: Quando Falamos de Violência; Falamos de Quê? - Foto: Victor Currales

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste-MS, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social, iniciou a mês de alerta à sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como data dia 18 de maio.

Autoridades municipais e Técnicos da área de Educação e Assistência Social, participaram do evento - Foto: Victor Currales

Rosane Moccelin, Secretária Municipal de Assistência Social do município de São Gabriel do Oeste, destacou a data e a Campanha Faça Bonito, que já é tradicional no município e que todos os anos é lembrado pela importância de se defender as crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual.

“Neste dia de reflexão, faremos durante o dia todo capacitações, para toda a rede de atendimento, envolvendo a Assistência Social, entidades não governamentais e também representantes da Educação, procurando formas e ferramentas para continuar na defesa de nossas crianças , que nesses tempos de pandemia, houve um aumento de casos de abusos e exploração sexual, porque as crianças estão mais vulneráveis em suas casas, estamos muito felizes com as ações e parcerias pela causa”, explicou Rosane Moccelin.

Vereador e presidente da Câmara de Vereadores Fernando Rocha, falou da importância do tema - Foto: Victor Currales

O representante do Poder Legislativo do município, Vereador Fernando Rocha (DEM), disse estar muito feliz por poder estar na oportunidade, muito embora o tema seja um tanto triste para todos. É um momento de debate e constatação, que a vigilância é importante, mas não significa que seja suficiente, por isso constatar que uma empresa como a Aurora, se preocupar com as famílias de seus colaboradores, além de louvável o gesto irá com certeza dar uma amplitude muito maior na causa. Fica então, os meus agradecimentos em nome da Câmara Municipal e de todos os vereadores pelo engajamento, explicou o vereador Fernando Rocha.

Moisés Caetano, destacou valores e princípios da empresa Aurora Alimentos e sua missão na comunidade - Foto: Victor Currales

Parceria

A Aurora Alimentos em sua unidade fabril em São Gabriel do Oeste, emprega atualmente mais de 2.500 funcionários diretamente e com uma visão de cooperativismo e compromisso social, participa como parceira nas ações este ano.

Em sua fala, o gerente da Unidade em São Gabriel do Oeste, Moisés Caetano de Oliveira Júnior, ressaltou mais uma vez a importância da capacitação e sensibilização da sociedade, diante do grave problema que temos.

Numa parceria com o SESI, já estão planejadas até abril do ano que vem, ações como capacitações visando iniciar um processo de transformação dentro da nossa unidade e consequentemente dentro da sociedade. Este sem dúvidas nenhuma é um tema que dever ser erradicado de nossa sociedade e que infelizmente está crescendo dia-a-dia”, disse Moisés Caetano.   

Números

Recentes levantamentos no município revelaram números assustadores, de casos de abusos e violência sexual a crianças e adolescentes em São Gabriel do Oeste. Segundo informações repassadas pelo Delegado de Polícia Civil do município Dr. Fábio da Silva Magalhães, esses abusos foram praticados por algum familiar, por isso a importância da vigilância e acompanhamento do comportamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Somente no ano passado, foram mais de 20 casos e este ano de janeiro até agora mais sete casos já foram registrados.

Prefeito Jeferson Tomazoni, destacou ações da gestão e a importância das parcerias para ações como essa - Foto: Victor Currales

Para o prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB), a individualidade com que absorvemos a entendemos as inúmeras situações é importante para que a sociedade como um todo seja diferente, e isso faz com que as pessoas se envolvam com iniciativas como essa da Aurora Alimentos que é muito significativa para o município, que amplia dessa forma a sua participação na parceria da gestão municipal em várias outras frente como a coleta seletiva do lixo (Reciclagem) e da integração das famílias do campo e da cidade na produção de alimentos e vários outros projetos sociais.

“Sobre as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, elas não se resumem a da assistência social, trabalha-se nas escolas que tem um papel fundamental, e a responsabilidade é de todos. Quando uma criança ou adolescente sofre abuso ou violência sexual, todos nós somos vítimas, seja ela emocional, física ou sexual que é a pior, pois deixa cicatrizes muito grandes e profunda para toda a vida. São Gabriel está também um passo adiante disso, por ações que vem sendo desenvolvidas ao longo do tempo, por essa parceria que a Aurora proporciona para capacitação e ampliação das informações que serão geradas pela empresa”, explicou o prefeito Jeferson Tomazoni.

São Gabriel do Oeste, conta hoje com atendimentos de orientação e prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Creas, além de uma parceria com entidades e empresas do setor privado para atendimentos psicoterapêuticos e apoio da Secretaria da Saúde no atendimento dessas crianças e adolescentes e suas famílias.

O evento foi finalizado com uma Palestra com Luciano Ferraz Servantes, Mestre em Educação e Especialista em Direito Educacional do SESI, cujo tema foi “Quando Falamos de Violência; Falamos do Quê? E um Coffee Break aos participantes no auditório da prefeitura de São Gabriel do Oeste.

Denúncias

Quaisquer tipos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados no Conselho Tutelar da cidade, pelo telefone 67.99963.7631 (plantão).

Também é possível fazer a denúncia na delegacia de Polícia Civil no 3295.1480, através do 190 (Polícia Militar) ou por meio do Disque 100 (o usuário disca para o número 100, seleciona a opção desejada e é encaminhado para um atendente). O anonimato é garantido.


Apoie o jornalismo independente.

É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.

Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.

Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.

Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.

E-mail: [email protected]

Telefone: (67) 9.9887-3066