São Gabriel do Oeste
Live marca a abertura de curso inédito em São Gabriel do Oeste, por meio do Projeto “Mãos que Falam”
| VICTOR CURRALES
A língua além de ser o principal veículo de comunicação é também o mais importante meio de identificação do indivíduo com sua cultura e o suporte do conhecimento da realidade que nos circunda, por isso a atual administração municipal de São Gabriel do Oeste-MS, tem um olhar especial para essa questão, e de forma inédita, oferece um curso tem por objetivo pavimentar a comunicação entre deficientes auditivos e a sociedade são-gabrielense.
Com uma live transmitida do auditório da prefeitura, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, lançou nesta quinta-feira (27/05), por meio do Departamento de Formação Continuada e Permanente e Centro de Qualificação Profissional, o curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o projeto “Mãos que Falam”.
Cerca de 100 pessoas já estão inscritas e participarão da formação cujas aulas terão início na próxima terça-feira (01/06). Entre os inscritos estão os servidores que trabalham nas escolas do município e CMEIS, além de funcionários de empresas da cidade. O objetivo do curso é garantir uma maior acessibilidade pelo público com deficiência auditiva aos serviços oferecidos, tanto pelo município, quanto pelas empresas e comércios locais.
Com duração de três meses, as aulas serão ministradas por professores intérpretes da cidade, Cristina de Medeiros Bin, Keity Maiara Rodrigues da Silva e Natália de Souza Santos Barbosa, que durante a live de abertura e apresentação, fizeram uma pequena apresentação para demonstrar um pouco dos conhecimentos que poderão ser adquiridos durante a formação.
Além de conhecer os professores, a comunidade também pode visualizar algumas vivências e experiências contadas por deficientes auditivos inclusos socialmente na cidade, que trouxeram relatos em primeira mão, de suas experiências vividas no cotidiano da cidade.
O curso, segundo a coordenadora do Departamento de Formação Continuada, Lourdes Pitchenin, tem como objetivo, garantir uma maior acessibilidade pelo público com deficiência auditiva aos serviços públicos oferecidos pelo município, quanto pelas empresas e comércios locais, além de profissionais de diversas áreas, tais como professores, gestores de recursos humanos, servidores públicos, atendentes, sociólogos, pedagogos e vários outros.
“Esta é uma das metas estabelecidas pelo prefeito Jeferson Tomazoni, para a construção de uma cidade cada vez mais inclusiva. Estamos dando com isso, um passo importante na busca da formação dos nossos servidores para que cada vez que alguém com deficiência auditiva busque um serviço da Prefeitura, encontre um profissional habilitado a se comunicar com ele”, disse. Lurdes ainda explicou que novas turmas devem ser abertas em breve.
O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Rocha, participou da abertura e ressaltou a importância do papel social que a Câmara desenvolve por meio de apoio e parceria de atividades como essa que visam a inclusão e promoção da cidadania para todos.
Além do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha, participam presencialmente, o prefeito Jeferson Tomazoni, Alexandre Pierezan - Secretário De Cultura, Desporto e Turismo, Danielle dos Santos Souza - Secretária de Educação, Francine Gnoatto Basso - Secretária de Saúde, Osana Nogueira Ramos - Secretária de Administração e Finanças, Rosane Moccelin - Secretária de Assistência Social, Nilton Francisco da Silva - Gerente da Agência de Trânsito de São Gabriel do Oeste, Moisés Caetano de Oliveira Júnior- Gerente da Unidade da Aurora Alimentos, Elton Veloso Reis - Gerente do Recursos Humanos da Boibras, Luiz Mello - Diretor executivo da ACISGA, Vereadora Kalícia de Brito, Professora Maria do Socorro Marins Neves e parte dos Surdos de São Gabriel.
Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficialmente reconhecida como a segunda língua oficial no Brasil através da lei nº 10.436 de 2002, e regulamentada pelo decreto 5626 de 21 de abril de 2005, em 2012, é criada a LBI – Lei Brasileira de Inclusão e acessibilidade no território nacional. A Libras é um meio de comunicação oficial no Brasil, sendo necessário o respeito e uso para garantir os direitos dos surdos e acessibilidade contidos nos alvarás de funcionamento.
Fonte: Victor Currales
Apoie o jornalismo independente.
É fundamental para São Gabriel do Oeste, para a região e todo o Mato Grosso do Sul.
Assine o Gabrielense e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Você irá receber também o nosso exemplar impresso com todas as notícias da cidade.
Um grande time de jornalistas, dando voz a sociedade em reportagens e vídeos com matérias de conteúdo próprio.
Entre em contado conosco e escolha o melhor pacote para você e sua empresa.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 9.9887-3066
LEIA MAIS
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária
PRIMEIRA PÁGINA
Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste
Escola do Legislativo de SGO oferecerá cursos gratuitos todos os meses
Código de Trânsito Brasileiro